quarta-feira, 27 de julho de 2016

“LANDING” ABRE FESTIVAL DE CINEMA “AVANCA 2016”

Realizadores de 11 países sobem ao palco para receberem os seus prémios

Esta quarta-feira dia 27, pelas 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca, o Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 abre com a cerimónia de entrega de prémios do ano anterior e com a estreia do filme “Landing” de Filipe Martins.

Pelo palco, passarão cineastas da África do Sul, Alemanha, Bangladesh, Bélgica, Espanha, EUA, Guiné-Bissau, Irão, Jordânia, Rússia e Portugal, recebendo as distinções com que ficou marcada a edição do ano passado do Festival AVANCA.

Comemorando a 20ª edição deste festival, o Professor José Augusto Silva e o Design Gabriel Rego irão receber o Prémio Amizade, assinalando os 19 anos de participação ativa neste evento. Serão igualmente distinguidos o centro internacional de investigação científica IAMS e a empresa avancanense de produção de mobiliário metálico ADICO.

O filme “Landing” foi rodado em Avanca e produzido pelo festival de Cinema AVANCA 2014 em colaboração com o Ballet Teatro e a Filmógrafo. Com autoria do realizador Filipe Martins e da coreografa Né Barros, envolve personagens metafóricas que se cruzam numa história contada através dos gestos, dos corpos e dos lugares. Esta obra será a primeira dos 111 filmes que serão exibidos no AVANCA 2016.

Com uma forte presença de obras que aqui fazem a sua estreia, no AVANCA 2016 serão exibidos 15 filmes em estreia mundial e 31 que aqui fazem a sua estreia em Portugal

Paralelamente, serão exibidas mostras panorâmicas do cinema de países como o Irão, Itália, São Tomé e Príncipe e de regiões como a Catalunha (Espanha) e o norte do nosso país (UTAD, Vila Real). Um Panorama do Cinema Português tem particular realce, sobretudo ao permitir um encontro com obras que nos últimos anos têm vindo a crescer em número e qualidade.

A quarta-feira é ainda marcada pela abertura da Conferência “AVANCA | CINEMA” pelas 16.30h, no Multimeios da Escola Egas Moniz.
Ao longo da semana, serão 158 palestras onde investigadores e académicos divulgarão os seus projetos de investigação na área do cinema, reunindo de novo este ano comunicações e participantes com origem em países dos 5 continentes.

O AVANCA 2016 é ainda um espaço para uma Oficina de Criação Fílmica, onde diversos projetos de produção de filmes irão reunir participantes, cineastas, tutores e especialistas, procurando realizar filmes em Avanca.

Neste projecto de produção participam realizadores dos EUA (Evangelos Giovanis), África do Sul (François Verster), Rússia (Igor Korablev), Bélgica (Thierry Michel), Jordânia (Mahmoud Hindawi) e os portugueses Joaquim Pavão, Luís Diogo e Raquel Felgueiras.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro Aveiro, Junta de Avanca, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: