domingo, 23 de dezembro de 2018

"ANTES QUE A NOITE VENHA – FALAS DE ANTÍGONA” PREMIADO EM NOVA IORQUE

O filme “Antes que a noite venha – Falas de Antígona”, que Joaquim Pavão realizou durante o “Creative Film Workshops” do Festival Internacional de Cinema AVANCA, acaba de ser premiado em Nova Iorque.

Os “Red Carpet Film Awards”, que decorreram  no “Stuart Cinema” em Brooklyn, Nova Iorque,
atribuíram os prémios Melhor Atriz a Isabel Fernandes Pinto e Melhor Cinematografia a José Oliveira. Ambos os prémios foram atribuídos na categoria de curta metragem.

A atriz interpreta Antígona, uma mulher que nos acompanha há vinte e cinco séculos, desde que Sófocles a apresentou à democracia ateniense, nas Grandes Dionisíacas.
Este filme transporta-nos à intimidade da mulher-heroína-irmã. A mulher que ousa desafiar um déspota, na defesa da lei suprema do amor revela-nos, talvez, os contornos do Estado Democrático. Até onde podemos ir, no poder? Qual é o ponto em que esse poder deixa de servir a democracia e começa a destruir o humano?

A atriz Isabel Fernandes Pinto, que frequenta habitualmente os workshops do Festival AVANCA, tem com este filme o seu segundo prémio como protagonista deste filme.
Anteriormente foi distinguida com o Prémio Melhor Atriz nos “3rd European Cinematography Awards (ECA)”, que decorreram em Warsaw na Polónia, durante o passado mês de setembro.

Nestes prémios, o filme “Antes que a noite venha – Falas de Antígona” foi ainda distinguido como melhor desenho de som, melhor música e melhor cinematografia.

O diretor de fotografia José Oliveira, vencedor com este filme dos Prémios AIP Cinema 2018 para Melhor Direção de Fotografia Curta Metragem, foi igualmente nomeado para o Prémio Melhor Fotografia nos prémios americanos do “AltFF Alternative Film Festival 2018”, tendo sido o vencedor na sua categoria nos prémios ingleses “Falcon International Film Festival”.

Neste evento inglês, o filme de Joaquim Pavão foi ainda vencedor do Prémio Melhor Curta Metragem e Melhor Realizador.

Anteriormente o filme “Antes que a noite venha – Falas de Antígona” tinha sido nomeado para os Prémios SOPHIA na categoria de curta metragem de ficção.

Baseado na obra “Antes que a noite venha” de Eduarda Dionísio, este filme foi objeto de adaptação por Isabel Fernandes Pinto e Rui Pena, que protagonizam o filme conjuntamente com o coreografo Claudinei Garcia.
No contexto do Coro, atuaram Alfaia Dinoparlar, Angelo Castanheira, Bruna Herculano, Carolina Ferreira, Carolina Rodrigues, Daniela Cardoso, Inês Lopes, Isilda Mesquita, Ivan Pinho, Joana Madureira, Laure Givily, Lídia Roca Almor, Luciana Teixeira, Natália Costa, Paula Santos, Sandra Pereira e Susana Santos. Em grande parte, participantes do GENDA – Companhia de Dança de Aveiro.
A direção de Arte esteve a cargo de Ícaro Pintor e Gil Moreira, figurinos de Tucha Martins, caracterização de Vitor Valente e Andreya Silva da “Albergar-te”, a assistência de arte de Angela Saldanha, Ivan Pinho, José Albino Baptista e de produção de Dalotino Nunes e Manuel Baptista Borges. O som foi de Xavier Marques e Bruno Boaro, tendo Sara Lemos assumido a assistência de realização.
O realizador Joaquim Pavão é também autor da música e montagem do filme, com produção de António C. Valente, envolvendo a Fugir Do Medo, Filmógrafo e o Cine-Clube de Avanca.

Entretanto Joaquim Pavão está a rodar um novo filme com curadoria de Álvaro Moreira e no contexto do Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso.

Sem comentários: