quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

PALAVRAS INADIÁVEIS DE ANTÓNIO SOUTO. UM NOVO LIVRO APRESENTADO EM ANGEJA


O escritor António Souto apresenta dia 29 de dezembro pelas 16.30h, no Solar do Alambique em Angeja (Albergaria-a-Velha), o seu novo livro de poesia “Palavras Inadiáveis”, editado pela DebatEvolution.

Reunindo 50 poemas, esta obra traduz, num verdadeiro despojamento discursivo, trechos de uma infância evocada – embora só na aparência nostálgica –, a par com olhares reflexivos sobre preocupações do quotidiano. “Uma poética do quotidiano que se ergue a partir do volátil, dos instantes que entre si se aglutinam, tal como as contas de um rosário, para durar, para existir; ergue-se também dos pequenos gestos que parecem assomar por detrás do inexistente, do vago, do efémero, da inocência, e chamar a si a consistência existencial do tempo e o desígnio das coisas.”, como registou João de Melo a propósito de um outro livro do Autor.
Emergindo como apontamentos narrativos ou, a maior parte das vezes, como ‘instantâneos fotográficos’, “Palavras Inadiáveis” prima por uma concisão a que não faltam a ironia e o humor discretos.

António José Souto Marques natural de Angeja, Albergaria-a-Velha, é professor no ex-Liceu Camões, em Lisboa.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Universidade de Lisboa) e pós-graduado em Teoria e Criação Literária (Universidade Autónoma de Lisboa), António Souto lecionou em Estrasburgo (França), na Universidade de Ciências Humanas, no Instituto de Tradutores, Intérpretes e Relações Internacionais e na Universidade Popular Europeia, entre 1989 a 1997.
Exerceu, no XIV Governo Constitucional, as funções de Assessor e de Chefe de Gabinete no Ministério do Trabalho e da Solidariedade.
Autor, entre outros escritos, dos livros de poesia “Arcanas Carícias”, “Na Lavra do Dizer”, “Caprichos” (com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues), “O Tempo das Palavras” (em parceria com Armindo S. e com prefácio de João Melo) e “Sonhos Sobrantes” (com prefácio de Luiz Fagundes Duarte), publicou igualmente os livros de crónicas, “EX ABRUPTO – Crónicas de Tempos Vagos” e “Dupla Expressão – Crónicas”, com chancela da “debatEvolution”.
É sócio da “Associação Portuguesa de Escritores” e tem sido júri no “Festival Internacional de Cinema AVANCA”.

A apresentação estará a cargo da Profa. Dra. Anabela Oliveira docente da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – e investigadora no Labcom. Natural de Aveiro e Doutorada em Literatura Comparada, orienta a sua investigação científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema.

Estarão ainda presentes a Dra. Helena Vidinha, anfitriã, que tem vindo a acompanhar a obra do poeta, e o editor António C. Valente.

Sem comentários: