domingo, 2 de dezembro de 2018

DESENHOS DE UM “MISTÉRIO” NA GALERIA MUNICIPAL BANCO DE PORTUGAL EM LEIRIA

Em Leiria a Galeria Municipal Banco de Portugal tem em exposição até ao final do ano, uma coleção de desenhos de Cibele Saque.
Estas obras integram a edição do livro “O Mistério do Quarto Escuro”, um conto de Mariana Bento Lopes que procura ser uma história do cinema contado ás crianças.

Os desenhos procuram um encontro com a história dos amantes do cinema, da luz da projeção e das histórias guardadas em latas.
Os desenhos e o livro mergulham na história de um cinema e do seu tempo feito memória. Uma história de uma arte com mais de cem anos, destinada aos mais jovens. No livro, é possível ler:
“aquele não era um candeeiro normal! Era o mais bonito que eu alguma vez tinha visto!! A sala iluminou-se, o candeeiro girou e lá dentro corria um cavalo a galope. Parecia magia! Eu nunca tinha visto nada assim!”

Desenhos e um livro que parecem sorrir às histórias do cinema, dos que por ele se apaixonaram, dos cineclubes, da sua magia tecnológica, mas sobretudo para o encontro do cinema com as pessoas de todas as gerações.

Fazendo das linhas uma marca maior da obra plástica, Cibele Saque tem nesta exposição uma particular aproximação à ilustração.

Com formação artística em Pintura, Estética e História de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, Cibele Saque é Licenciada em Ensino Educação Visual e Tecnológica pela ESEL - Escola Superior de Educação de Leiria.
Com formação em Escultura / Estrutura Humana pela Accademia Europeia de Firenze / Accademia d’Arte Bianca Capelo, Florença – Itália, atualmente é doutoranda em Artes dos Media.
Desenvolvendo estudo e trabalho artístico com incidência no ‘movimento e gesto humano’, tem realizado várias exposições individuais, coletivas e pedagógicas.

Este livro, editado pelas edições do Cine Clube de Avanca teve apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Sem comentários: