quinta-feira, 24 de abril de 2008

LINDA SEGER, A MAIS EMBLEMÁTICA “SCRIPT ANALYSER” DO CINEMA AMERICANO NO AVANCA’08


Linda Seger, a mais conhecida consultora de escrita de argumentos do cinema americano, será uma das personalidades que este ano irá orientar um dos workshop do 12º Festival de Cinema AVANCA’08.
Autora de vários livros sobre argumento cinematográfico, vários dos quais transformaram-se em best-sellers no mercado americano nomeadamente “Making a Good Script Great”, “Creating Unforgettable Characters” e “Making a Good Writer Great”.
Esta sua última obra deverá ser editada em Portugal, devendo o seu lançamento ocorrer durante o Festival de Avanca.
Desde 1981 Linda Seger tem trabalhado como consultora de argumento em mais de 2000 filmes e programas de televisão, alguns deles realizados por Peter Jackson, John Boorman, Clint Eastwood, Abel Ferrara, Roland Emmerich, John Irvin, Kayo Hatta, etc.
Colaborou com variadíssimas companhias do cinema e televisão de todo o mundo, nomeadamente as norte-americanas ABC, CBS, NBC Networks, Disney, Turner Network, organizações profissionais como a Motion Picture Academy, American Film Institute e grémios de realizadores e argumentistas nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Rússia e em vários países europeus.
Professora de argumento em numerosas universidades americanas (UCLA, USC, Grand Canyon College, McPherson College, University of LaVerne. The Colorado College, UC-Santa Barbara, Biola College, University of Wisconsin), tem leccionado em diversas escolas de cinema, nomeadamente na Film School of Switzerland, European Film College, Danish Film School, Australian Film Television and Radio School e nas escolas de cinema e televisão de Munique e Moscovo.
Tendo realizado seminários e consultadoria em mais de 30 países, esta é a sua primeira passagem por Portugal.
Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’08 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” integra ainda uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual estão a chegar a Avanca obras de cerca de 60 países.
Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação, documentário e outras áreas, que irão decorrer de forma simultânea entre 23 e 27 de Julho próximo.
O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

FILMES EM CANAIS DE TV NA WEB EM COMPETIÇÃO NO AVANCA’08


Depois dos VLOGS em competição no Festival do ano passado, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’08”, abrem este ano um novo espaço de competição para filmes em exibição nos canais de televisão na Web.
Marcando um novo espaço de exibição de filmes, nomeadamente os de curta duração, a WEB tem vindo a registar um número crescente de canais de televisão em distribuição na rede Internet, abrindo um novo espaço para a exibição da produção mundial de obras audiovisuais.
Para além desta competição, que integra a componente Multimédia, o AVANCA’08 terá de novo em competição obras de cinema, vídeo e documentários televisivos.
Anualmente e sempre na última semana de Julho, o festival AVANCA’08 exibe uma selecção de obras inéditas em Portugal, vindas de todo o mundo, reflectindo a produção mundial contemporânea do cinema e do audiovisual.
Numa competição única envolvendo todos os suportes de filmes, pelo AVANCA’08 irão passar longas e curtas metragens de ficção, animação, vídeos, documentários televisivos e a nova aposta de competição no âmbito da multimédia.
O Festival de Avanca tem sido um espaço muito atento ao desenvolvimento tecnológico na área dos audiovisuais e da multimédia, tendo sido responsável em 1997 pela primeira competição internacional no nosso país aberta ao formato dos CD-ROMs e das páginas na WEB. O AVANCA foi também o primeiro festival a aceitar DVDs na sua competição multimédia, iniciando um novo ciclo na forma de olhar a multimédia.
Coincidindo com os tempos em que o formato CD-ROM foi ultrapassado e substituído pelo espaço da “internet”, em 2003 o Festival de AVANCA abriu a competição multimédia aos “web movies”, numa altura em que a ”banda larga” dava os seus primeiros passos para a implantação que hoje tem.
Em 2004 o AVANCA voltou a inovar, realizando a primeira exposição na Europa de filmes de produção europeia nos ecrãs dos telemóveis. Na altura, a série de animação “Histórias a passo de Cágado” do decano do cinema de animação português Artur Correia, foi a obra que estreou este novo suporte, tendo também sido exibidos alguns episódios da série de animação “Vamos Cantar” de Vítor Lopes e Carlos Cruz.
Após os vídeo blogs em 2007, a multimédia tem nos canais de televisão na web um novo suporte.
A selecção dos filmes que irão estar em competição no AVANCA’08 decorrerá a partir de Maio, altura em que se deverão ter chegado a Avanca inscrições de filmes de todo o mundo. Em 2007 chegaram filmes de 62 países.
O AVANCA’07 é uma organização do Cine-Clube de Avanca, Câmara Municipal de Estarreja e tem o apoio do ICA/Ministério da Cultura, IPJ, Região de Turismo Rota da Luz, Inatel, Junta de Freguesia, Escola Dr. Egas Moniz e Paróquia de Avanca entre outros.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

GRANDES ESPERANÇAS encerra Chinema´08

«Grandes Esperanças» é o título do documentário que será exibido e apresentado pelo seu realizador, Miguel Marques, na próxima Terça-feira, 8 de Abril, às 21h30, no Teatro Aveirense, no encerramento do «Chinema´08». Promovido pela Associação para a Cooperação Cultural Portugal-China, em parceria com o Festival AVANCA’08, Cineclube de Avanca, Cineclube de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Teatro Aveirense, este Ciclo de Cinema arrancou em Fevereiro com o objectivo de proporcionar um breve olhar sobre o cinema contemporâneo em Portugal e na China.

Produzido pelo Cine-Clube de Avanca, este filme é o resultado de um longo tempo de filmagens na Loja do Cidadão no Porto, permitindo-nos entrar nos meandros da burocracia - uma aventura inesperadamente cómica q.b.
«Grandes Esperanças» dá-nos uma visão de conjunto e quase trágica dos processos de legitimação do indivíduo perante o Estado, mostrando como toda a nossa existência depende, do nascimento à morte, da Instituição que organiza a vida em sociedade e que aqui aparece na sua dimensão abstracta e coerciva. E, provavelmente com este documentário, só lhe vemos a ponta do icebergue…Em complemento a este filme, do realizador português Miguel Marques, será exibida uma curta-metragem chinesa.A realização do Chinema´08 cumpre um dos objectivos da Associação para a Cooperação Cultural Portugal-China: promover o intercâmbio cultural e científico entre Portugal e a China, nomeadamente «através da realização de actividades e ciclos como este que melhorem o conhecimento da cultura dos dois países, com especial ênfase na arte contemporânea», explica o vice-presidente da Direcção da ACCPC, Prof. Luís Menezes.Este docente da Universidade de Aveiro adianta também que a iniciativa quis atrair uma audiência composta por elementos da população de ambas as culturas. «Cada sessão de cinema contou com uma longa metragem de um dos países e uma curta metragem do outro país, alternando a ordem em cada sessão, dando assim a conhecer a ambas as culturas, uma pequena mostra de algum cinema contemporâneo de qualidade nos dois países», esclarece.O CHINEMA’08 é uma organização da Associação para a Cooperação Cultural Portugal-China, do AVANCA’08, Cineclube de Avanca, Cineclube de Aveiro eTeatro Aveirense, contando com o patrocínio da Fundação Oriente, Fundação da Casa de Macau, Universidade de Aveiro, Clube de vídeo Ovelha Negra e o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Diário de Aveiro e da Fundação João Jacinto de Magalhães.

(notícia adaptada do serviço http://uaonline.ua.pt)

FILMES PRODUZIDOS PELA FILMÓGRAFO E CINE-CLUBE DE AVANCA EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

Em Salerno, Itália, integrando a competição oficial do “12º Festival Internacional de Cinema de Animação CARTOONS ON THE BAY”, a série de animação de Vítor Lopes “Living in the trees” irá concorrer ao Pulcinella Awards, na categoria de series de TV. Esta série teve a produção da Fimógrafo e em 25 episódios e num ramo de uma árvore, acontecem as mais inesperadas, divertidas e corrosivas situações.
CARTOONS ON THE BAY irá acontecer entre 10 e 13 do corrente mês de Abril.
Neste festival, também estará em competição a curta-metragem de animação “Cães Marinheiros” de Joana Toste, igualmente produzida pela Filmógrafo.
Este filme, baseado num conto de Helberto Hélder, de autoria conjunta com André Ferrão e com música de José Peixoto, irá estar também em competição no Festival Internacional de Cinema de Animação “ReAnimacja” a decorrer na Polónia, na cidade de Lodz de 25 a 27 de Abril.
“Cães Marinheiros” e a curta-metragem “MTV Birth” de Xavier Almeida, produzida pelo Cine-Clube de Avanca, estarão ainda na competição oficial do “6º Festival Internacional de Animação BIMINI” que este ano irá acontecer na cidade de Batumi na República Autónoma de Ajara na Geórgia. O festival irá exibir todos os filmes em competição entre os próximos dias 24 e 27.

Todos estes filmes foram produzidos no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca e o filme “Cães Marinheiros” teve o apoio financeiro do ICA/Ministério da Cultura, da RTP e da Câmara Municipal do Porto.