domingo, 26 de julho de 2009

O FILME “LI TONG” DA CHINA VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA’09


CARLOS CRUZ E MANUEL COSTA E SILVA, FORAM OS PORTUGUESES PREMIADOS.

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições e workshops internacionais.
Comemorando a décima terceira edição, no AVANCA’09 e em diferentes categorias, foram seleccionados e exibidos 80 filmes seleccionados de entre cerca de 2000 filmes chegados de 71 países. Com 12 filmes em estreia mundial e 48 em estreia nacional, filmes da Austrália, Áustria, Bélgica, China, Estónia, França, Itália, Turquia, Uruguai e Portugal foram premiados na edição deste ano.

“Li Tong”, do realizador chinês Nian Liu, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo o Prémio para a Melhor Actriz sido atribuído à jovem Kang Yao que protagoniza este filme.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Masángeles” de Beatriz Flores Silva (Bélgica, Uruguai) e “Cars of Revolution” de Tolga Örnek (Turquia).

O actor uruguaio Héctor Guido foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor pela sua participação no filme “Masángeles” de Beatriz Flores Silva (Bélgica, Uruguai).

A curta-metragem belga “Candy Darling” de Sílvia Defrance ganhou o Prémio Curta-Metragem.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário rodado na Ilha do Pico nos Açores “Quatro Paredes e o Mundo” do francês Marc Weymuller.
Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa a “Innenansichten, Views from the inside” de Birte Brudemann e Bartek Kubiak (Áustria) e uma referência a “La Colonna senza fine” da italiana Elisa Mareghetti.

O filme “The Storymaker” da realizadora australiana Emma Rozanski venceu o Prémio Vídeo.

O Prémio Animação distinguiu o filme da Estónia “LILI” de Riho Unt.

Finalmente o Prémio Melhor Fotografia foi atribuído ao também Estoniano Rein Kotov, em “Teine Tulemine” de Tanel Toom.

Uma das categorias mais esperadas deste ano era a “Competição Avanca” que reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.
O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Um Gato Sem Nome” de Carlos Cruz. Nesta categoria o Júri atribuiu ainda uma Menção Especial a “Café” de João Fazenda e Alex Gozblau.

“1111” de M. F. Costa e Silva ganhou o novo galardão que distingue o Melhor Filme de Estreia Mundial no AVANCA.
Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a “Um Gato sem nome” de Carlos Cruz e “Café” de João Fazenda e Alex Gozblau.

Quatro júris constituídos por 17 individualidades de 5 Países, atribuíram 10 prémios e 7 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi presidido por António Reis e constituído pelos realizadores Ahmed Boulane de Marrocos, Alexander Pohl da Alemanha e Justyna Tafel da Polónia.

O Júri da Competição Televisão foi constituído pelos realizadores Artur Correia, Acácio Carreira, Anabela Costa, Manuel Matos Barbosa, a argumentista Ana Lúcia Araújo e a professora universitária Cláudia Moderno.

O Júri da Competição Avanca foi constituído pelo realizador André Marques, os professores Acácio Rodrigues e António Souto, o jornalista Fernando Pinho e o fotógrafo e programador cultural Raul Sousa.

Na Competição Estreia Mundial, o júri foi constituído pelo crítico de cinema Germano Campos e pelo professor universitário Manuel Salvador Lima.

O AVANCA’09 foi ainda marcado pelos 7 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Bélgica, EUA, Lituânia, França, Suíça e Portugal.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

DUAS ESTREIAS MUNDIAIS E A VOZ DE ISABELLA ROSELLINI NA ABERTURA DO FESTIVAL AVANCA’09


Comemorando 12 anos, a Cerimónia de Abertura da Competição Internacional do “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece já na próxima quarta-feira dia 22 de Julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.Dois filmes fazem a sua estreia mundial nesta cerimónia, marcando o inicia da competição internacional que este ano recebeu cerca de 2000 filmes chegados de 71 países.
“Um Gato sem Nome” de Carlos Cruz, baseado num texto de Natércia Rocha, escritora militante da literatura para a infância entretanto desaparecida, e “Café” de Alex Gozblau e João Fazenda, são os dois filmes de animação portugueses que aqui fazem a sua estreia mundial.
A abertura do festival é ainda marcada pela voz de Isabella Rossellini no filme “Flat Love”, onde é a narradora de uma história de amor onde se confundem figuras reais com figuras da BD e da Arte Pop.
Como tradicionalmente, os autores dos filmes premiados na edição de 2008 irão receber os seus prémios na cerimónia dirigida pelos apresentadores de televisão, o jornalista Pedro Nuno e a modelo Bárbara Magalhães.
Ao longo do festival, que decorre até domingo 26, serão exibidos 80 filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários, numa programação distribuída por dois espaços principais.
No Auditório Paroquial de Avanca são exibida a competição de cinema e vídeo com sessões às 18h, 22h e 00.15h. É neste espaço que se exibirão as longas-metragens a concurso “Polvo nuestro que estás en los cielos” da uruguaia Beatriz Flores Silva, “Cars of the Revolution” do turco Tolga Örnek e “Li Tong” do realizador chinês Nian Liu.
Neste espaço estará em exibição imagens da passagem na Guiné-Bissau da primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao Tecto do Mundo”, que percorreu o país e foi exibido para milhares de crianças guineenses.
O Multimeios da Escola Egas Moniz terá sessões constantes ao longo do dia, exibindo os documentários seleccionados para a competição de televisão, filmes em panorama e grande parte da Competição Avanca.
Tendo a Competição Avanca sido criada à já alguns anos para exibir a produção cinematográfica da região, tem este ano 19 obras em competição e 3 em panorama, demonstrando um forte incremento da produção na região. Ali serão exibidas as longas-metragens “100 Volta” de Daniel Souza e “D-Fensor de Pardilhó 2” de Diogo Carvalho, filmes que marcam o início da produção de longas-metragens de ficção na região.
Antecedendo a cerimónia de abertura, será inaugurada na Escola do Mato uma exposição de vídeo-arte comissionada por Paulo Bernardino, professor da Universidade de Aveiro e constituída por obras de Diana Tavares, Raquel Carrilho, Teresa Magalhães e Teresa Melo. As autoras farão a apresentação das suas obras no local pelas 18.30 horas do dia 22.
Sendo considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área dos audiovisuais, no AVANCA’09 estarão 11 personalidades vindas da Bélgica, EUA, Lituânia, Espanha, Suiça, França e Portugal que orientarão espaços de trabalho em realização, interpretação, documentário, animação e design de produção.
O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

VIDEO-ARTE NO AVANCA’09


VIDEO-ARTE NO AVANCA’09
“MERETRIZES DO PORVIR” É TEMA PARA QUATRO REALIZADORAS

Integrando o “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a vídeo-arte estará presente este ano com trabalhos comissionados pelo Prof. Dr. Paulo Bernardino da Universidade de Aveiro.
Quatro realizadoras, Diana Tavares, Raquel Carrilho, Teresa Magalhães e Teresa Melo, que frequentam actualmente o Mestrado em Criação Artística, aceitaram o desafio de explorar criativamente o tema “Meretrizes do porvir”.
Segundo texto do Prof. Paulo Bernardino, “Este tema explora a ideia de que num tempo de transições políticas, sociais, culturais, um tanto dramáticas, as mulheres estão constituindo a vanguarda de uma nova subjectividade. Elas são, supostamente, vistas em termos sociais como quem melhor pode oferecer pistas sobre a maneira de lidar com estas mudanças. Poder, oportunidade e sucesso são atitudes altamente modeladas pelas Meretrizes do porvir – vistas como um tipo de mulher, ainda que jovens, extravagantes pelos seus desejos, ousadias e confiança de tomar a responsabilidade das suas vidas, aproveitando oportunidades, para atingir os seus objectivos”.
A exposição destas obras vídeo ocupará todo um edifício da Escola Primária do Mato, em Avanca.
Desde 1997 que o Festival AVANCA procura na sua componente multimédia, acompanhar a evolução da tecnologia e do pensamento contemporâneo que coloca em constante confronto os audiovisuais, os novos suportes, a interactividade e sobretudo a potencialização da criação artística.
Neste sentido, foi no AVANCA que primeiro se introduziu a competição multimédia integrada em evento de CD-ROM, depois DVD, vídeo-blogs e web-movies. Foi também no AVANCA que aconteceu a primeira exposição na Europa de vídeos de produção europeia em telemóveis.
Com a introdução da vídeo-arte, o AVANCA’09 procura abrir um espaço para questionar a percepção das suas referências na multimédia, no cinema, na arte, na cultura e na sociedade.
O AVANCA’09 reúne filmes, workshops e exposições em Avanca, Distrito de Aveiro, num evento que decorre entre os dias 22 e 26 do corrente mês e para o qual já chegaram a Avanca jovens vindos da Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Sérvia e que ali se encontram acampados.
Sendo considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área dos audiovisuais, no AVANCA’09 estarão 11 personalidades vindas da Bélgica, EUA, Lituânia, Espanha, Suiça, França e Portugal que orientarão espaços de trabalho em realização, interpretação, documentário, animação e design de produção.
O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

CASTING NO AVANCA’09 PARA LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL

CASTING NO AVANCA’09 PARA LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
10 REALIZADORES DE 5 CONTINENTES FICCIONAM O ESPAÇO PÚBLICO.

Concretiza-se o avanço do projecto da longa-metragem “Aqui!” que irá reunir 10 realizadores premiados, oriundos de países diversos dos 5 continentes, em 10 histórias que ficcionarão o espaço público.
O projecto, liderado pelos “Amigos d’Avenida” e pelo “Festival AVANCA’09”, terá neste evento que acontece já entre 22 e 26 deste mês, a sua primeira apresentação pública.
Tendo nascido do “Manifesto” lançado recentemente pelos “Amigos d’Avenida”, este documento constituído por 10 princípios de intervenção, procura discutir a “política de animação e qualificação do espaço público”.
“Aqui!/Here!” é um título com fortes referências à sinalética que nos mapas urbanos costumam indicar onde se encontra o cidadão e que procura precisamente dialogar com o confronto entre as dinâmicas globais e locais nas cidades contemporâneas. Será, assim, possível questionar similitudes e dissemelhanças entre espaços públicos e vivências urbanas num mundo globalizado. E, em última instância, sobre a, ainda assim, irredutível importância do lugar na vida das pessoas. De se estar aqui e não noutro lado.
Para além da apresentação do projecto, os participantes do AVANCA’09 terão já a possibilidade de participar no primeiro “casting” para a escolha de actores do filme. Durante o AVANCA’09, circulará ainda uma ficha de inscrição para interessados em integrar as equipas técnicas.
Este projecto vai reunir actores, realizadores, directores de fotografia, compositores, criativos e técnicos que ao longo dos últimos 12 anos passaram pelo Festival de AVANCA. Serão os premiados nas várias edições, os orientadores e coordenadores dos vários workshops e os muitos participantes inscritos nos workshops do AVANCA, que prioritariamente integrarão as equipas deste projecto cinematográfico de longa-metragem.
Nascido em 1997, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09” comemoram agora 12 anos, marcados por um crescimento constante no número de espectadores e filmes inscritos, mas sobretudo por reunir em Avanca, Distrito de Aveiro o maior espaço europeu de workshops na área dos audiovisuais.
Este ano, é a actriz Maria d’Aires que irá orientar um workshop sobre o trabalho de actor para cinema e televisão. Maria d’Aires protagonizou vários filmes como “Mortinho por chegar a casa” de Carlos Silva e “A outra Margem “ de Luís Filipe Rocha com que ganhou o Prémio Melhor Actriz do Festival Internacional de Guadalajara (México). Maria d’Aires trabalhou ainda em filmes de António Pedro Vasconcelos, George Sluizer, Francisco Manso, Fernando Matos Silva, Luís Filipe Rocha, Raquel Freire, Tiago Guedes e Frederico Serra, tendo ainda participado em diversas novelas televisivas como “Pedro e Inês”, “A Outra” e “Flor do Mar”.
Este e os restantes 6 workshops do AVANCA’09 decorrem ao longo de todos os dias do evento e as informações e inscrições estão disponíveis em www.avanca.com.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PORTO E GAIA ANTECIPAM O AVANCA’09

O Teatro Aveirense e o Fórum FNAC de Gaia antecipam a edição deste ano do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que comemora 12 anos de estreias de filmes e de encontro com personalidades do cinema e audiovisual mundial em clima de trabalho.

No Teatro Aveirense, serão exibidos vários filmes premiados no ano passado, em sessões que acontecem hoje (7 de Julho) e na terça-feira 14 de Julho próxima.
Nestas sessões serão exibidas curtas-metragens de ficção e de animação, oriundas de vários países e de contextos culturais muito diversos. As sessões acontecem sempre às 21.30 horas.

Estes filmes estarão também em exibição no Fórum FNAC de Gaia, nos dias que antecedem a abertura da competição internacional do AVANCA’09. assim, nos dias 20 e 21 serão ali exibidos às 18 horas.
Após o AVANCA’09, o Fórum FNAC irá ainda exibir os filmes premiados este ano, com sessões previstas para os dias 28 e 29 de Julho, sempre às 18 horas.
Ainda em Gaia, no Auditório dos Livros do Fórum FNAC, está em exposição até ao final do mês uma mostra de cartazes de várias edições do AVANCA.
Os cartazes expostos são da autoria do designer Gabriel Rêgo, que desde a primeira edição do AVANCA em 1997, é o criador da linha gráfica do evento.

Entretanto a organização ultima a selecção e programação dos filmes em competição, chegados de 71 países, que serão exibidos em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 22 e 26 de Julho.

Tradicionalmente os “Encontros AVANCA” têm vindo a ser considerados como o maior espaço, na Europa, de workshops internacionais de cinema e audiovisuais.
Este ano, estarão presentes 11 personalidades, oriundas de diversos países, a orientar espaços de trabalho sobre temas tão variados como a realização, o trabalho de actor, a animação, o documentário, a produção e a imagem cinematográfica.
Estarão no AVANCA’09 as actrizes Maria D’Aires e Floriane Devigne (também realizadora), o crítico e professor de cinema João Antunes, os realizadores Manuel Mozos e João Salaviza (Portugal), Peter Brosens (Bélgica), Jessica Woodworth (EUA), Yann Jouette (França), o director de fotografia Rimvydas Leipus (Lituânia) e os produtores espanhóis Daniel Fumero e Vanessa Bocanegra.

O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.