terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

REALIZADOR PALESTINIANO MICHEL KHLEIFI, DEPOIS DE TER ESTADO NO FESTIVAL AVANCA 2013, VOLTA A PORTUGAL

Um dos mais prestigiados realizadores da Palestina, Michel Khleifi regressa a Portugal para conversar sobre três dos seus filmes, na Mostra de Cinema Palestino “Realidade e Memória”.
Este evento irá realizar-se no Auditório Romeu Correia em Almada, dia 3 e 4 de Março (sexta-feira e sábado), num evento promovido pela Câmara Municipal de Almada e o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

O programa prevê na sexta-feira, dia 3, às 21h, a exibição dos documentários “Ma’loul celebra a sua destruição”(1985) e “Casamento proibidos na Terra Santa” (1995).
No sábado, dia 4, às 16h será exibida a longa-metragem de ficção “Casamento na Galileia” (1987).
Este filme, inédito em Portugal, foi o vencedor da Concha de Ouro no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e do prémio FIPRESCI em Cannes, entre outros.
No fim de cada sessão o realizador conversará com a assistência.

Tendo estado em Portugal em 2013, a convite do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, ali dirigiu um workshop sobre “O ator face aos diferentes estilos de atuação”.

Sendo atualmente professor de teatro e cinema na INSAS, a mais celebre escola do cinema belga, Michel é um marco no cinema da Palestina.
Nascido em Nazaré em 1950, autor, realizador e produtor, emigrou inicialmente para Israel em 1970, tendo-se fixado posteriormente na Bélgica.
Formado em direcção de televisão e teatro pelo Institut National Supérieur des Arts du Spectacle (INSAS), trabalhou na televisão belga antes de iniciar a produção dos seus filmes. Autor de filmes como “Urs al-jalil”, “Le cantique des pierres”, “L'ordre du jour”, “Route 181: Fragments of a Journey in Palestine-Israel “ ou “Zindeeq”.
As suas longas-metragens de ficção e documentários receberam vários prémios de grande prestígio, nomeadamente o Prémio da crítica do Festival de Cannes, o Golden Shell do Festival de San Sebastian, o Tanit d'Or em Carthage, Prize of Excellence e o Special Prize em Yamagata, o Muhr Arab Award em Dubai ou o “André Cavens”.

Para além do seu trabalho com atores, Michel Khleifi é um especialista em memória e arquivos cinematográficos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

FILMES PRODUZIDO DURANTE O FESTIVAL DE CINEMA AVANCA'2016 EM EXIBIÇÃO NO CHILE, IRÃO E SUÉCIA

O Irão e o Chile estão a exibir curtas-metragens produzidas no âmbito do Festival Internacional de Cinema AVANCA.

Na tradição da produção cinematográfica que anualmente acontece em Avanca durante os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, resultantes dos workshops internacionais que marcam indelevelmente este evento cinematográfico desde o seu começo em 1997, várias curtas-metragens foram na altura produzidas pelos participantes.

“Joke” foi o resultado do workshop dirigido pelo realizador ucraniano Igor Parfenov e pela atriz da mesma nacionalidade Ellen Slusarchi. Este filme rodado em Avanca e na praia do Furadouro contou com a participação de elementos de várias nacionalidades, nomeadamente Rússia, Reino Unido e Japão, para além de portugueses. Interpretado por Ellen Slusarchi, Masahito Ishii, Igor Parfenov, Polina Kolkova, Martin Lloyd, Luis Pacheco, a equipa técnica foi constituída por António Sequeira, António Valente, Isabel Fernandes Pinto, Joaquim Pavão, Luís Diogo, Luís Margalhau, Luís Ribeiro, Marina Sheresheva e Pedro Farate.

“Joke” integrou a seleção oficial do “Festival Internacional de Cine de Lebu”, um evento que acontece na Região chilena de Biobío. Este festival que comemorou a sua 17ª edição, que tem polos de exibição na Argentina, Cuba, Guatemala e Espanha, teve este ano Portugal como país convidado.

Para além deste filme, foi igualmente exibido na seleção oficial do evento, a curta-metragem de animação “Galope” de Raquel Felgueiras, uma obra cinematográfica que tem tido uma extensa exibição em festivais por todo o mundo e que nasceu como filme de abertura do Festival de Cinema AVANCA.

Este filme de animação irá ser brevemente exibido na seleção oficial de “11th International 100- Second Film Festival” de Teerão no Irão e integrou a seleção Kids Frames do “FRAMES – Portuguese Film Festival” que acaba de acontecer em várias cidades da Suécia, pelo quarto ano consecutivo.

O Festival AVANCA 2017, que irá acontecer como habitualmente na última semana de julho próxima, voltará a apostar fortemente nos workshops internacionais dirigidos por personalidades do cinema mundial, procurando uma prática criativa e uma exploração narrativa e tecnológica direcionada para a efetiva produção de filmes.
Ao longo dos 20 anos que marcam a 21ª edição deste evento, vários foram os filmes que apesar de terem tido um tempo de produção máximo de cinco dias, foram exibidos e distinguidos em diversos festivais no país e no estrangeiro.


O 21º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2017 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2017 ABRE INSCRIÇÕES

Festival vai premiar pela primeira vez cineastas até 30 anos e com mais de 60 anos.

Comemorando os vinte anos do festival e a sua 21ª edição, os Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia AVANCA 2017, acaba de abrir inscrições, permitindo que filmes inéditos no nosso país possam ser candidatos à seleção final que em julho será exibida nos ecrãs deste festival de cinema.

Anualmente, mais de três milhares de filmes oriundos de mais de uma centena de países faz chegar a Avanca obras que refletem a produção mundial contemporânea do cinema e do audiovisual. São filmes oriundos dos cinco continentes, dos mais diversos formatos e reflexo de culturas muito diversas.

Exibindo e premiado obras de longa e curta metragem, de ficção, documentário, animação e vídeos de caráter experimental, distinguindo atores e autores, este ano o AVANCA 2017 reserva dois prémios que de forma inédita procuram premiar duas faixas alargadas da idade em que os autores têm normalmente mais dificuldade em produzir as suas obras.

Assim, pela primeira vez o Festival de Cinema AVANCA irá atribuir um prémio para um realizador com menos de 30 anos e que tenha obra selecionada no festival, premiando ao mesmo tempo um cineasta com mais de 60 anos que igualmente veja o seu filme na competição oficial do festival.

Reunindo anualmente filmes e imensos cineastas na casa dos 20 anos, o AVANCA tem igualmente sido a escolha de múltiplas visitas de realizadores que na casa dos 60-80 anos chegam de todo o mundo para apresentarem os seus filmes e falarem da sua experiência.

Estes novos prémios, que se creem serem os primeiros a surgirem conjuntamente num festival de cinema, procuram assim clarificar o caráter abrangente, multicultural e multigeracional que tem marcado este evento ao longo de duas décadas.

As inscrições estão abertas até 30 de abril no site do festival (www.avanca.com), abrangendo várias tipologias de filmes, procurando criatividade, intervenção e singularidade no olhar de cada obra.

Os filmes de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa tem condições especiais de inscrição. Os filmes portugueses que já não sejam inéditos, poderão ser selecionados para o “Panorama do Cinema Português”.

Os filmes produzidos na e pela região de Avanca (entendida de uma forma aberta o distrito de Aveiro), poderão integrar a Competição Avanca, que anualmente mostra as obras que posteriormente tem sido premiadas em festivais de todo o mundo, marcando a importância da produção cinematográfica da região.

O 21º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2017 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.