segunda-feira, 27 de maio de 2013

“A NAU CATRINETA” DE ARTUR CORREIA NO FESTIVAL DE ZLIN


O 53ª Festival Internacional de Cinema para a Infância e Juventude de Zlin na República Checa, considerado o maior evento mundial do cinema para os mais novos, exibe esta semana na selecção oficial o filme “A Nau Catrineta” de Artur Correia, produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca.

Artur Correia, sendo o decano do cinema de animação português, é responsável por alguns dos maiores momentos do cinema português de desenho animado. Em 1967, foi o primeiro realizador português a ser premiado no Festival de Cinema de Animação de Annecy, tendo recebido variadíssimas distinções, nomeadamente no campo do cinema de animação publicitário. Os seus filmes foram laureados, entre outros, com prémios em Veneza, Cannes, Hollywood, Bilbau, Nova York (1968 e 1969), Argentina (1970), Tomar (1981) e Lugano (1983).

Pleno de humor, Artur Correia alia o seu trabalho na animação com a autoria de ilustrações e de vários albuns de banda desenhada.
Entre eles, a obra de vulto “História Alegre de Portugal” e “SUPER-HERÓIS da História de Portugal”, que foi Prémio Melhor Álbum no AMADORA 2005.
Homenageado pelo CINANIMA em 1993 e pela CARTOON PORTUGAL, Artur Correia é autor de algumas das mais significativas séries televisivas de animação.
O Romance da Raposa”, foi primeira série televisiva de animação portuguesa e um dos grandes sucessos da nossa indústria audiovisual, tendo posteriormente realizado um dos filmes da famosa série “Jackson Five” de Robert Balser e “Histórias a Passo de Cágado” que, exibido no Festival AVANCA’04, foi a primeira série de animação europeia a surgir em telemóveis.

Almeida Garret recolheu o poema, de autor desconhecido, que se pensa que conta a história da nau que, em 1565, trouxe Albuquerque Coelho de Olinda (Brasil) para Lisboa.
"A Nau Catrineta", sendo uma obra maior da chamada “literatura de cordel”, terá assim as suas raízes no século XVI, tendo-se transformado numa das mais populares cantigas de sempre e um ícone da aventura Portuguesa em mar aberto.
"A Nau Catrineta" inscreve-se nas tragédias marítimas da história Portuguesa durante os descobrimentos e é demostrativo das profundas crenças cristãs dos nossos marinheiros.

A Nau Catrineta”foi animada por Vitor Lopes, participada por Manuel Matos Barbosa, produzida por António C. Valente, músicada por Joaquim Pavão e narrada por Fernando Mendonça.

Este filme foi apoiado financeiramente pela SEC/ICA e pela RTP, tendo tido a sua estreia no Festival AVANCA 2012.

terça-feira, 14 de maio de 2013

CONFERÊNCIA SOBRE O ESPAÇO E O CINEMA, REUNE EM LISBOA ACADÉMICOS E INVESTIGADORES PORTUGUESES


Um encontro entre a arquitectura, o design e o cinema.

No Auditório Rainha D. Sonja da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, reúnem-se na próxima quarta-feira, dia 15 de Maio, vários investigadores e académicos portugueses para debaterem o tema "O Espaço Retratado na Ficção e Narrativa do Cinema".

Em debate estará a arquitectura e o design, confrontados com a sua vivência pelo cinema, mas também pelo percurso do espaço urbano da sétima arte e pela arquitectura e design na narrativa fílmica.

A conferência dá igualmente a palavra aos autores, tendo convidado 2 cineastas que marcam o espaço do cinema português na ficção de imagem real e da animação.
João Viana, um autor de várias obras premiadas, nomeadamente “Alfama”, “Tabatô” e a longa-metragem “A batalha de Tabatô”, com a qual recebeu uma menção honrosa no Festival de Cinema Berlim 2013.
A realizadora de animação Joana Imaginário, é o outro autor convidado. O seu filme "Mulher Sombra" foi distinguido em festivais da Arménia e Portugal.
Serão ainda apresentados filmes produzidos pelos alunos de Narrativas Cinemáticas do Espaço Arquitetónico e Urbano da UTL.

Surgindo na sequência da "Conferência Internacional AVANCACINEMA" de Julho último, esta conferência, sob a égide do professor Carlos Figueiredo da universidade anfitriã, reúne diversos académicos de universidades portuguesas.

Irão intervir, pela Universidade de Aveiro, os professores António Costa Valente e João Mota. Pela Universidade Técnica de Lisboa os professores Carlos Figueiredo, Carlos Ferreira, Leonor Madeira Rodrigues, Susana Oliveira, João Aranda e a investigadora Daniela Alcântara. Da Universidade Aberta intervirão os professores Maria do Céu Marques e Amílcar Martins, da UTAD a professora Anabela Oliveira, do IADE a professora Ana Margarida Ferreira e o investigador Carlos Costa e finalmente da Universidade Lusófona a professora Ana Paula Rainha.

Esta "2ª Conferência Avanca - FA / CIAUD", é uma organização da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, da AVANCA | CINEMA, do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e da Debatevolution.