quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Filmes de Avanca em competição nos EUA e Alemanha
As curtas-metragens produzidas pelo Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo, “Um Gato sem Nome” e “1111”, acabam de ser seleccionadas para a competição oficial de festivais de cinema nos EUA e na Alemanha.
“Um Gato sem Nome” é uma curta-metragem de animação realizada por Carlos Cruz e destinada ao público infantil. Baseado no conto de igual nome da escritora Natércia Rocha, já desaparecida, este filme estreado no Festival AVANCA, está em exibição nos EUA, integrando a selecção oficial do “20th The Woods Hole Film Festival”.
Este festival, dedicado ao cinema independente, que decorre no estado do Massachusetts até 6 de Agosto próximo, foi recentemente considerado pela revista “Movie Maker Magazine” como um dos 25 festivais mais interessantes do mundo.
O filme “Um Gato sem Nome” tem assim a sua terceira participação num festival de cinema dos EUA, tendo entretanto sido exibido em festivais de Portugal, Brasil, Espanha, França, Irão, Itália, Roménia e Ucrânia. Premiado em Cuba (Cubanima 2010 – Festival Int.l de animación para los ninez y la adolescencia”), este filme foi ainda um dos 5 finalistas do Prémio SHANGAI TV FESTIVAL (China).
Na Alemanha, o filme “1111” de M. F. Costa e Silva integra a competição do “19. FilmFestival CONTRAVISION 2011” que irá decorrer em Berlim entre 9 e 18 de Setembro próximo. Com argumento de Luís Diogo, fotografia de Francisco Vidinha e música de Fernando Augusto Rocha, esta curta-metragem de ficção é protagonizada pelo actor Paulo Freixinho e por Diana Morais, Eder Neves, José Eduardo, Leonor Valente e Luís Araújo.
Este filme, rodado em 35mm, foi Prémio Estreia Mundial no AVANCA '09 e foi exibido em festivais de cinema em Portugal, Espanha, França e Bulgária.
Ambos os filmes tiveram apoios do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e “Um Gato Sem Nome” teve a participação da RTP.
Subscrever:
Mensagens (Atom)