domingo, 13 de junho de 2010
TANEL TOOM RECEBE “OSCAR” E VEM AO “AVANCA'10” ORIENTAR WORKSHOP
Tanel Toom acaba de ganhar o Student OSCAR 2010 para o Melhor Filme Estrangeiro, atribuído pela “Academy of Motion Picture Arts and Sciences” de Hollywood.
É já este sábado dia 12, que Tanel recebe o OSCAR no “Samuel Goldwyn Theater”, durante a “37th Annual Student Academy Awards”.
Tendo sido o primeiro realizador da Estónia a receber uma nomeação para os OSCAR de Hollywood, Tanel Toom vê assim confirmada pela Academia americana uma carreira iniciada com “Teine Tulemine”. Este filme, um épico de guerra brilhante e surpreendente, estreou na competição oficial do Festival de Veneza e foi distinguido no Festival AVANCA'09 com o Prémio para a Melhor Fotografia.
Tanel Toom estará no Festival AVANCA'09 para receber o prémio atribuído ao seu filme, mas também para orientar, durante o festival, um dos vários workshops que tradicionalmente acontecem desde 1997 neste evento internacional.
Tanel irá orientar um workshop de realização cinematográfica, intitulado “Uma longa estrada para um filme curto”.
O “Student OSCAR” foi atribuído no passado a alguns dos mais proeminentes nomes do cinema americano como John Lasseter, Spike Lee e Robert Zemeckis e é considerado a maior distinção mundial atribuída a um filme produzido por uma escola superior de cinema.
Na sua 14ª edição, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” iniciam-se a 23 e a competição internacional e workshops decorrem entre 28 de Julho e 1 de Agosto.
O AVANCA’10 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
FILME “UM GATO SEM NOME” PREMIADO EM CUBA
A curta-metragem de animação “Um Gato sem Nome” do realizador Carlos Cruz, produzida pelo Cine-Clube de Avanca, acaba de ser premiada em Cuba pelo “4º Festival Internacional de Animación para la Niñez y la Adolescência - CUBANIMA 2010” que acaba de terminar em Havana.
“Um Gato Sem Nome”, é também um dos nomeados para o Prémio do Melhor Filme de Animação Estrangeiro do “16th Shanghai TV Festival” a decorrer até ao próximo dia 11 na China.
“Um Gato sem Nome” é baseado num texto da escritora Natércia Rocha, desaparecida em 2004 e que nos deixou uma importante obra de literatura para a infância, de que era especialista e activista (dirigiu, entre outros, os Encontros Gulbenkian de Literatura para Crianças).
Inspirado nas personagens do pintor Joan Miró e com música do compositor americano James N. Phelps, “Um Gato sem Nome” conta a história do aniversário de uma menina que queria ser mosca para saber por antecipação as prendas que a família se preparava para lhe dar.
Carlos Cruz fez a estreia mundial deste filme na última edição do Festival AVANCA'09, tem um longo percurso profissional marcado pela publicidade e pela televisão, tendo trabalhado em mais de um milhar de filmes publicitários. Premiado no CINANIMA e no AVANCA, responsável por alguns dos mais arriscados projectos industriais da animação em Portugal, Carlos Cruz é considerado como um dos mais exímios animadores do nosso país.
O Júri Internacional do CUBANIMA 2010 atribuiu ainda um prémio ao filme “Transformadores” na categoria de filmes realizados por crianças. Este filme, produzido pelo “Espalhafitas” e realizado por jovens alunos da Escola EB 1 n.º4 da Chainça em Abrantes, foi supervisionado por Carlos Silva e João Paulo Dias do Cine-Clube de Avanca.
Também a primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao tecto do Mundo” foi exibida pelo CUBANIMA, depois de já ter estado em exibição em Dezembro passado no mítico Festival Ibero-Americano de Havana.
O CUBANIMA é o mais importante festival internacional de cinema de animação de Cuba, sendo organizado pelo ICAIC, o instituto estatal de cinema cubano.
Subscrever:
Mensagens (Atom)