segunda-feira, 22 de novembro de 2021

ANTÓNIO SOUTO APRESENTA NOVO LIVRO EM ANGEJA

António Souto, escritor e professor, irá apresentar a o seu novo livro “Não há volta a dar” no sábado 27 de novembro às 16h, no Solar do Alambique em Angeja.

Editado pela “Debatevolution”, integrando a coleção crónicas, este novo livro reúne 30 textos que o autor considera ser “Coisas miúdas de um quotidiano fértil de casos e descasos, algumas reflexões em torno da escola e de quem nela anda – à mistura com recordações de uma infância talhada de muitos apertos e de muitos sonhos -, alguns soluços abatidos neste nosso tempo confinado de pandemia”.

Tendo anteriormente publicado, na mesma editora, os livros “Ex Abrupto” e “Dupla Expressão” que também reúnem outras crónicas que António Souto tem publicado em blogues e outras publicações, no novo livro, “De tudo se compõem as crónicas que dão forma a este florilégio laçado de verdades e devaneios, de palavras cheias e de silêncios, porque assim é a Vida, Não há volta a dar.”

António Souto, sendo sobretudo poeta com vários livros publicados, nomeadamente a antologia “O Milagre do Entardecer” e a sua mais recente obra poética “A Seiva dos Dias – e outros poemas”, 

Natural de Angeja, Albergaria-a-Velha, onde nasceu em 1961, António Souto é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e pós-graduado em Teoria e Criação Literária pela Universidade Autónoma de Lisboa. Tem uma relevante carreira como professor, em Portugal e em França – desenvolve a sua atividade em Lisboa, sendo que lecionou igualmente em Estrasburgo, na Universidade de Ciências Humanas, atual Universidade de Estrasburgo, no Instituto de Tradutores, Intérpretes e Relações Internacionais e na Universidade Popular Europeia.

Exerceu, no XIV Governo Constitucional, as funções de assessor e de chefe de gabinete no Ministério do Trabalho e da Solidariedade.

A capa do livro reproduz uma fotografia de Mariana Souto, sua filha.



A apresentação do livro contará a«com a presença do autor, da Dra. Helena Vidinha, anfitriã, que tem vindo a acompanhar a obra do poeta, e do editor António Costa Valente

O livro terá também uma prévia apresentação em Lisboa no Auditório da Escola Secundária de Camões (antigo Liceu Camões).


quinta-feira, 18 de novembro de 2021

“EU & EU” DE PASSOS ZAMITH DISTINGUIDA COM 8 PRÉMIOS NA ÍNDIA


A curta-metragem “Eu & Eu” de Passos Zamith tem sido selecionado para diversos festivais de cinema e acaba de ser distinguido com nova distinção, desta vez no “Golden Sparrow International Film Festival” com o Prémio da Crítica deste festival indiano.

Anteriormente o filme tinha sido distinguido, também na Índia, no “Aranmanai International Film Festival” com o prémio para a melhor curta metragem internacional e no “White Unicorn International Film Festival” com o prémio para a melhor curta metragem da edição de inverno. Recebeu ainda o prémio especial do júri do “Chaplin Independent Film Festival”, o prémio para melhor curta metragem no “Zero Degree Film Contest” e foi também distinguido no “RIFF - Rameshwaram International Film Festival” e “Short-filmz”.

Protagonizado pelo ator  Diogo Tomaz, também ele foi distinguido com o prémio para a melhor interpretação no “Eurasia Inter. Film Festival”.

Tendo participado recentemente no "Entre Olhares, Mostra do Cinema Português", evento ainda a decorrer, “Eu & Eu” está também selecionado para o “Festival Curta Açores” que irá acontecer no início de dezembro no Teatro Ribeiragrandense na Ilha açoriana de São Miguel.   

O filme retrata a ansiedade. Um jovem e todos os desconfortos, tristezas e histerias que parecem perseguir a sua geração são o espaço e o tempo que focalizam o drama do filme.

Uma viagem de um jovem à procura um lugar inóspito e remoto onde a vida ficará “no fio da navalha”.

Com argumento de Passos Zamith e Mariana Bento Lopes, que assinam também a produção, o filme teve direção de fotografia de João Oliveira, direção de som de Álvaro Melo, direção artística de Maria de Sá, coprodução de Artur Barros Moreira e montagem de João Oliveira, Mariana Bento Lopes e Passos Zamith.

“Eu & Eu” é a terceira curta-metragem do realizador e argumentista Passos Zamith, que com o seu filme de estreia foi distinguido com 4 prémios em diversos festivais de cinema. Todos os seus filmes têm tido a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA e “Eu & Eu” foi um dos filmes em competição na edição deste ano.

Produzido pela Filmógrafo e Opposite Records, com o apoio do Cine Clube de Avanca, este filme foi filmado em maio de 2021 na Barragem de Vilarinho das Furnas, Concelho de Terras de Bouro no Gerês, com o apoio do Município local.

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

NOVA IORQUE PREMEIA “ENTRE SONHOS”

O filme “Entre Sonhos” de Joaquim Pavão acaba de ser distinguido com o Prémio “Best Surrealism Short Film” do “Retro Avant Garde Film Festival” de Nova Iorque nos EUA.

Tendo sido distinguido anteriormente com o Prémio Melhor Realizador Janeiro 2021 no 3rd Assurdo Film Festival em Itália, e com o Prémio Melhor Filme Experimental no “Festival Internacional de Cine sobre Ufología y Fenómenos Paranormales”, que decorreu no Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) de Neuquén, na Argentina. “Entre sonhos” passou anteriormente por festivais de cinema na Argentina, Birmânia, EUA, Itália, Japão, México e Portugal.

“Entre Sonhos” decorre num mundo pós-capitalista em que todas as decisões dos humanos estão determinadas por uma universal “vontade correta”, via pela qual se estabelece a resolução dos conflitos e se atinge um hipotético equilíbrio pacífico. Esse equilíbrio é posto em causa através dos sonhos das personagens que, nesse universo onírico, resgatam o seu livre arbítrio. Será possível conciliar a liberdade individual com a “vontade correta”?

Em algumas personagens, a busca da sua identidade leva-as a colocar em causa todo o sistema social em que vivem. Esses são catalogados pelo sistema como “Instáveis” e serão convidados a sair. Fora de uma sociedade organizada, o indivíduo confronta-se, então, com fortes condicionalismos como a sobrevivência e o livre arbítrio.

Nascido no MIEC -  Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso, o filme foi produzido pela Fugir do Medo, Filmógrafo, Cine Clube de Avanca e com a participação do Festival de Cinema AVANCA. Rodado em Santo Tirso, este filme viria também a incluir filmagens realizadas no decorrer do Festival de Cinema de AVANCA 2019.

Partindo de um conjunto de composições musicais do guitarrista Óscar Flecha, o realizador e também guitarrista Joaquim Pavão, em coautoria com a atriz Isabel Fernandes Pinto, desenvolveu o projeto cinematográfico com o apoio no desenho de Gil Moreira, nos figurinos de Tucha Martins, na imagem de José Oliveira, no som de Xavier Marques, na produção executiva de Tiago Vouga, na produção de António Costa Valente e na curadoria de Álvaro Moreira.

Entre dezenas de figuras, no filme participaram atores como: Aleksandar Ćurčić, Anders Skriver, Andreia Silva, Ângelo Castanheira, Bernardo Santo Tirso, Bruna Herculano, Carlos Loureiro, Catarina Gomes, Catarina Santos, Eduardo Queirós, Filipe Gaspar, Igor Daniel, Inês Neiva, Isabel Fernandes Pinto, Isilda Mesquita, Joana Ratola Soares, Joel Sines, José Silva, Madalena Aragão, Maria Avelãs, Maria João Mata, Miguel Henriques, Patrícia Lima, Rebeca Cunha, Rui Oliveira, Rui Pena, Sara Gonçalves, Susie Filipe, Teresa Chaves e Victor Valente.

O filme foi entretanto escolhido para a competição oficial dos festivais “Cine Luso Espírito Mundo International Film Festival” que irá decorrer no final de novembro em Bruxelas, e será igualmente exibido no “3in1 Film Fest” em Samora Correia.

“Entre Sonhos” resulta de uma participação e apoio maioritário do Município de Santo Tirso e do seu MIEC -  Museu Internacional de Escultura.