terça-feira, 1 de dezembro de 2009

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” NO MÍTICO FESTIVAL DE HAVANA, CUBA


“Até ao Tecto do Mundo” acaba de integrar a lista de filmes em exibição de um dos mais carismáticos festivais de cinema da América Latina, o 31º Festival de Cinema de Havana, em Cuba.
“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de longa-metragem de animação, que sendo destinado ao público jovem foi produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes.

Sendo o único filme português em exibição e um dos 7 filmes europeus seleccionados, “Até ao Tecto do Mundo” participa na competição “Foro de la Niñez”, tendo a sua primeira exibição prevista para sábado dia 5 de Dezembro pelas 15h no cinema “23 y 12”, no centro da Capital Cubana, com lotação para 1492 espectadores.

Competindo para o Prémio “Garabato”, a apresentação do filme estará a cargo de António Costa Valente, que com Sérgio Nogueira participam no “Fórum a Criança e o seu Universo Audiovisual” e no “23º Encuentro El Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana”, que este ano relembra os 80 anos de Anne Frank.
Sérgio Nogueira orientará uma oficina com o “ANIMATROPE – Máquina Virtual de Animação”, um software de sua autoria destinado ao ensino do cinema de animação nas escolas. Este software nacional que tem tido larga divulgação e utilização nas escolas portuguesas, foi no início do ano introduzido com sucesso em escolas da Guiné-Bissau e está prevista a sua introdução no início de 2010 em São Tomé e Príncipe.

Premiado em vários festivais dos EUA e Canadá, “Até ao Tecto do Mundo” tem sido exibido em festivais de países dos 5 continentes.

“Até ao Tecto do Mundo” foi realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças e passa-se num “Reino em que tudo é proibido…”.

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

TRIBUTO EM ATENAS AO FESTIVAL DE CINEMA DE AVANCA




O “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, acaba de ser agraciado com um tributo ao festival pelo seu homólogo “PLATFORMAVIDEO 9 – International Film Festival”, de Atenas, Grécia.

Este festival ateniense, que acontece na Bios Cultural Center da capital grega, irá decorrer entre 3 e 6 de Dezembro próximo.

O AVANCA ali irá exibir 14 curtas-metragens portuguesas de animação, que na sua maioria estrearam neste festival português e que posteriormente foram premiadas em diversas competições nacionais e internacionais.

Filmes de Vítor Lopes ("Living in the Trees", "10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk", "Irmãos Desastre", "Loldini"), Xavier Almeida ("MTV Birth", "At the Dance"), Clidio Nóbio ("A Religiosa II"), Joana Toste ("Cães Marinheiros"), Alex Gozblau e João Fazenda ("Café"), André Marques e Carlos Silva ("O Acidente"), Antonio Osório ("AVANCA'08") e Carlos Cruz ("Um Gato sem Nome"), ali serão exibidos.

O filme "Ganância" de Claudio Sá, será ainda exibido na competição oficial do festival.
Será também exibido o filme "Os transformadores", realizado pelos alunos da Escola EB 1 nº4 da Chainça – Abrantes, que sob orientação de Carlos Silva e João Paulo Dias desenvolveram um projecto educativo pelo cinema, produzido pelo cine-clube “Espalhafitas” de Abrantes.

Deslocando-se a Atenas, Júlia Rocha da produção executiva do festival AVANCA, irá fazer a apresentação destas obras e do evento português.

O AVANCA’10 que no próximo ano irá ter a sua 14ª edição, prepara já um conjunto de novidades que irão marcar a próximo edição, prevista para acontecer entre 23 de Julho e 1 de Agosto.
Com uma forte participação internacional (este ano recebeu cerca de 2000 filmes de 71 países), este evento é marcado por um espaço de workshops internacionais dirigidos por grandes nomes da cinematografia mundial, para além de estrear no nosso país de cerca de 50 filmes dos 5 continentes.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

3 FESTIVAIS PREMEIAM FILMES DE AVANCA


“O Acidente”, um filme de animação de André Marques e Carlos Silva, acaba de ser distinguido com o Prémio Crítica da Competição Internacional, no “CINANIMA – 33º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho”, que acaba de terminar.
Este filme tinha igualmente sido distinguido com o Prémio Animação no Festival “Mostralíngua 2009” que decorreu em Coimbra entre 6 e 8 do corrente mês de Novembro.

Também o filme “Café”, uma curta-metragem igualmente de animação, realizado por Alex Gouzblau e João Fazenda, acaba de ser distinguido com uma Menção Especial Animação no “Faial Filmes Fest 2009”, um evento que decorreu na cidade açoriana da Horta, entre 2 e 8 de Novembro

Ambos os filmes foram produzidos no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca e da Filmógrafo.

“O Acidente” trata de uma participação ao seguro de um acidente de trabalho de um assentador de tijolos. Com música de Fernando Augusto Rocha e voz de Fernando Mendonça, esta obra recria livremente uma história anónima que durante muito tempo circulou na net.
Já exibido em vários festivais estrangeiros, este filme teve a sua estreia no “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

“Café” é uma obra que explora o universo de um café enquanto espaço público e onde histórias sociais acontecem. Com voz de Francisco Campos e animação de André Pereira, Cláudio Sá, João Paulo Dias e Vítor Lopes, Este filme teve igualmente a sua estreia no Festival AVANCA.

Ambos os filmes foram produzidos com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e tiveram a participação financeira da RTP.

Entretanto, “O Acidente” está igualmente seleccionado para a competição oficial do “FIKE – Festival internacional de Curtas-Metragens de Évora”, que se inicia já no dia 23.
“Airport Tunnel” de Vítor Hugo está também seleccionado para o Ovarvídeo e para o INVIDEO 2009 que decorre até 19 em Milão (Itália).
Também o Festival de Arouca exibe vários filmes produzidos em Avanca e realizados por Vítor Lopes (“Irmãos desastre 2 e 3”, “Loldini 1”), M.F.Costa e Silva (“1111”) e “Transformadores”, um filme supervisionado por Carlos Silva e João Paulo Dias e realizado por jovens alunos de uma escola de Abrantes.

sábado, 24 de outubro de 2009

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” NA 33ª MOSTRA DE CINEMA DE SÃO PAULO, BRASIL


“Até ao Tecto do Mundo”, o primeiro filme português de longa-metragem de animação, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, foi seleccionado para participar na Perspectiva Internacional da “33ª Mostra de Cinema de São Paulo” no Brasil, que irá decorrer entre 23 de Outubro e 5 de Novembro.

Neste evento, o filme concorre para os prémios da crítica e do público e será exibido em São Paulo no “Museu da Imagem e do Som”, dia 30 de Outubro às 18h, no “Cinema da Vila” dia 2 de Novembro às 17.40h, no “Matilha Cultural” dia 3 de Novembro às 15.40h e finalmente no “Unibanco Arteplex 4” no dia 5 de Novembro pelas 16h.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...

“Até ao Tecto do Mundo” tem sido exibido em festivais de vários continentes e foi diversas vezes distinguido em eventos do continente norte-americano. Exibido no território da Guiné-Bissau, prepara-se entretanto para ser exibido às crianças de S. Tomé e Príncipe.

“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de animação realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Ângela Marques, Fernando Mendonça, Isabel Queirós, Jorge Vasques, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

sábado, 10 de outubro de 2009

FILMES DE AVANCA EM COMPETIÇÃO NO BRASIL , SÉRVIA E ESPANHA


“Um Gato Sem Nome” de Carlos Cruz acaba de ser seleccionado para a competição oficial do “Festival Prix Jeunesse Iberoamericano 2009” que decorre entre 12 e 15 de Outubro no Brasil.
Sendo um filme de animação voltado para o público jovem, esta obra baseia-se num texto de igual nome da escritora Natércia Rocha, entretanto desaparecida.
Este filme estará também em competição na próxima semana no festival Animatu, onde também será exibido em competição o filme “At the Dance” de Xavier Almeida.
Entretanto, na Sérvia, os filmes “O Acidente” de André Marques e Carlos Silva e “Irmãos Desastre” de Vítor Lopes estão na selecção oficial do “6th European Animated Film Festival BALKANIMA 09” , que decorre em Belgrado.
Vítor Lopes tem o seu filme também na competição do Festival de Curtas-metragens PYRINEES 2009.
Neste festival, que decorre em Espanha, Vítor Lopes tem igualmente em competição o filme “Living in the trees”, que este ano foi já alvo de vários prémios em diversos festivais.
“Airport Tunnel” de Vítor Hugo está igualmente em competição neste festival.
Todos estes filmes foram produzidos em Avanca, Distrito de Aveiro, sendo na sua maioria da responsabilidade do Cine-Clube de Avanca e da Filmógrafo.
Os filmes “Um Gato Sem Nome” e “O Acidente” tiveram o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura e da RTP – Rádio e Televisão de Portugal.

sábado, 12 de setembro de 2009

Exposição de fotografias de “Até ao Tecto do Mundo” na Guiné-Bissau


Numa iniciativa inédita, a primeira longa-metragem de animação produzida em Portugal, teve a sua estreia na Guiné-Bissau.
Percorrendo várias cidades, o Cine-Clube de Avanca levou o cinema de animação a crianças que na sua maioria foram ao cinema pela primeira vez.
Em Bissau, Mansoa, Bafatá, Gabu e Cachungo, “Até ao tecto do Mudo” foi exibido ao ar livre, em salas de aula, centros de cultura e juventude e em todos os lugares possíveis de escurecer e onde era viável encontrar um gerador por perto.
Uma equipa percorreu assim o país com um ecrân, um projector, amplificação de som e o filme, exibindo-o em alta definição e animando debates com os jovens espectadores. Um computador permitiu também demonstrar, ensinar e fazer experimentar a animação com o recurso ao software “Animatrope”. Desenvolvido em Portugal com o apoio do CCA esta é uma ferramenta destinada ao ensino da animação nas escolas.
Falado em português, este filme de animação encantou crianças que na sua maioria tinham da nossa língua um conhecimento muito reduzido.
Apesar de a Guiné-Bissau ser um país onde o português é a língua oficial, as crianças no entanto falam uma grande diversidade de idiomas (fula, mandinga, balanta, crioulo, francês, etc.), pelo que a exibição deste filme teve a particularidade de ser acompanhada por legendas na nossa língua.

A deslocação à Guiné-Bissau teve o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Camões e da Associação Água Triangular.

O filme “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido pelo Cine-Clube de Avanca com o apoio do ICA, RTP, programa MEDIA e pelo IPJ – Instituto Português da Juventude.

As fotografias da exposição são da responsabilidade de António Bento, Quintino Na Pala, António C.Valente e Aminata Embalo.

A exposição estará aberta ao público entre 14 de Setembro e 2 de Outubro na Galeria Labirinto do IPJ – Instituto Português da Juventude, Rua das Pombas em Aveiro.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

“O ACIDENTE” PREMIADO NOS EUA


“O Acidente” dos realizadores André Marques e Carlos Silva, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, foi distinguido com o 2ºPrémio de Animação no “Twin River Media Festival” na cidade norte-americana de Asheville.
“O Acidente” que teve a sua estreia no Festival AVANCA, está também seleccionado para a competição internacional e para o Prémio António Gaio do 33º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho CINANIMA’09, a decorrer em Novembro próximo.
Este filme esteve também na selecção oficial dos festivais Bridge na Sérvia (onde esteve presente o realizador André Marques a convite da organização), e em Itália nos festivais “MALESCORTO - Festival Internacional de Curtas-metragens” e na 29ª edição do Giffoni Film Festival.
“O Acidente” foi também este ano o único filme português na competição oficial do ANIMA MUNDI, o mais importante festival de cinema de animação da América Latina.
“O Acidente” é uma curta-metragem de animação que nos relata uma participação ao seguro de alguém que sofreu um aparatoso acidente de trabalho. Um assentador de tijolos um tanto ou quanto desajeitado, as leis da gravidade e a negligência na segurança são a base de uma inesperada sequência de situações particularmente perigosas.
O filme tem música de Fernando Augusto Rocha e conta com a voz de Fernando Mendonça.
André Marques é um realizador, animador e ilustrador com um largo curriculum em filmes premiados, sendo nesta obra também o autor do argumento e da criação gráfica.
Carlos Silva é um dos realizadores da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo”, para além de ser um especialista em pós-produção.
O filme foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP - Rádiotelevisão Portuguesa.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

FILME “O ACIDENTE” EM ITÁLIA


“O Acidente” dos realizadores André Marques e Carlos Silva, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, acaba de ser seleccionado no Norte de Itália para integrar a competição oficial do “MALESCORTO - Festival Internacional de Curtas-metragens”.
“O Acidente” que teve a sua estreia no Festival AVANCA, foi já seleccionado para os festivais Bridge na Sérvia, onde esteve presente o realizador André Marques a convite da organização, na 29ª edição do Giffoni Film Festival, também em Itália, para além de ter sido este ano, o único filme português na competição oficial do ANIMA MUNDI, o mais importante festival de cinema de animação da América Latina.
“O Acidente” é uma curta-metragem de animação que nos relata uma participação ao seguro de alguém que sofreu um aparatoso acidente de trabalho. Um assentador de tijolos um tanto ou quanto desajeitado, as leis da gravidade e a negligência na segurança são a base de uma inesperada sequência de situações particularmente perigosas.
Com música de Fernando Augusto Rocha e voz de Fernando Mendonça, este filme deverá ser exibido na próxima quinta-feira dia 6 de Agosto, pelas 21.15h no Cinema da Piazza Ettore Romagnoli de Malesco, região de Piemonte.
André Marques é um realizador, animador e ilustrador com um largo curriculum em filmes premiados, sendo nesta obra também o autor do argumento e da criação gráfica.
Carlos Silva é um dos realizadores da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao Tecto do Mundo”, para além de ser um especialista em pós-produção.

O filme foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP - Rádiotelevisão Portuguesa.

domingo, 26 de julho de 2009

O FILME “LI TONG” DA CHINA VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA’09


CARLOS CRUZ E MANUEL COSTA E SILVA, FORAM OS PORTUGUESES PREMIADOS.

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições e workshops internacionais.
Comemorando a décima terceira edição, no AVANCA’09 e em diferentes categorias, foram seleccionados e exibidos 80 filmes seleccionados de entre cerca de 2000 filmes chegados de 71 países. Com 12 filmes em estreia mundial e 48 em estreia nacional, filmes da Austrália, Áustria, Bélgica, China, Estónia, França, Itália, Turquia, Uruguai e Portugal foram premiados na edição deste ano.

“Li Tong”, do realizador chinês Nian Liu, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo o Prémio para a Melhor Actriz sido atribuído à jovem Kang Yao que protagoniza este filme.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Masángeles” de Beatriz Flores Silva (Bélgica, Uruguai) e “Cars of Revolution” de Tolga Örnek (Turquia).

O actor uruguaio Héctor Guido foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor pela sua participação no filme “Masángeles” de Beatriz Flores Silva (Bélgica, Uruguai).

A curta-metragem belga “Candy Darling” de Sílvia Defrance ganhou o Prémio Curta-Metragem.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário rodado na Ilha do Pico nos Açores “Quatro Paredes e o Mundo” do francês Marc Weymuller.
Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa a “Innenansichten, Views from the inside” de Birte Brudemann e Bartek Kubiak (Áustria) e uma referência a “La Colonna senza fine” da italiana Elisa Mareghetti.

O filme “The Storymaker” da realizadora australiana Emma Rozanski venceu o Prémio Vídeo.

O Prémio Animação distinguiu o filme da Estónia “LILI” de Riho Unt.

Finalmente o Prémio Melhor Fotografia foi atribuído ao também Estoniano Rein Kotov, em “Teine Tulemine” de Tanel Toom.

Uma das categorias mais esperadas deste ano era a “Competição Avanca” que reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.
O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Um Gato Sem Nome” de Carlos Cruz. Nesta categoria o Júri atribuiu ainda uma Menção Especial a “Café” de João Fazenda e Alex Gozblau.

“1111” de M. F. Costa e Silva ganhou o novo galardão que distingue o Melhor Filme de Estreia Mundial no AVANCA.
Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a “Um Gato sem nome” de Carlos Cruz e “Café” de João Fazenda e Alex Gozblau.

Quatro júris constituídos por 17 individualidades de 5 Países, atribuíram 10 prémios e 7 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi presidido por António Reis e constituído pelos realizadores Ahmed Boulane de Marrocos, Alexander Pohl da Alemanha e Justyna Tafel da Polónia.

O Júri da Competição Televisão foi constituído pelos realizadores Artur Correia, Acácio Carreira, Anabela Costa, Manuel Matos Barbosa, a argumentista Ana Lúcia Araújo e a professora universitária Cláudia Moderno.

O Júri da Competição Avanca foi constituído pelo realizador André Marques, os professores Acácio Rodrigues e António Souto, o jornalista Fernando Pinho e o fotógrafo e programador cultural Raul Sousa.

Na Competição Estreia Mundial, o júri foi constituído pelo crítico de cinema Germano Campos e pelo professor universitário Manuel Salvador Lima.

O AVANCA’09 foi ainda marcado pelos 7 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Bélgica, EUA, Lituânia, França, Suíça e Portugal.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

DUAS ESTREIAS MUNDIAIS E A VOZ DE ISABELLA ROSELLINI NA ABERTURA DO FESTIVAL AVANCA’09


Comemorando 12 anos, a Cerimónia de Abertura da Competição Internacional do “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece já na próxima quarta-feira dia 22 de Julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.Dois filmes fazem a sua estreia mundial nesta cerimónia, marcando o inicia da competição internacional que este ano recebeu cerca de 2000 filmes chegados de 71 países.
“Um Gato sem Nome” de Carlos Cruz, baseado num texto de Natércia Rocha, escritora militante da literatura para a infância entretanto desaparecida, e “Café” de Alex Gozblau e João Fazenda, são os dois filmes de animação portugueses que aqui fazem a sua estreia mundial.
A abertura do festival é ainda marcada pela voz de Isabella Rossellini no filme “Flat Love”, onde é a narradora de uma história de amor onde se confundem figuras reais com figuras da BD e da Arte Pop.
Como tradicionalmente, os autores dos filmes premiados na edição de 2008 irão receber os seus prémios na cerimónia dirigida pelos apresentadores de televisão, o jornalista Pedro Nuno e a modelo Bárbara Magalhães.
Ao longo do festival, que decorre até domingo 26, serão exibidos 80 filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários, numa programação distribuída por dois espaços principais.
No Auditório Paroquial de Avanca são exibida a competição de cinema e vídeo com sessões às 18h, 22h e 00.15h. É neste espaço que se exibirão as longas-metragens a concurso “Polvo nuestro que estás en los cielos” da uruguaia Beatriz Flores Silva, “Cars of the Revolution” do turco Tolga Örnek e “Li Tong” do realizador chinês Nian Liu.
Neste espaço estará em exibição imagens da passagem na Guiné-Bissau da primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao Tecto do Mundo”, que percorreu o país e foi exibido para milhares de crianças guineenses.
O Multimeios da Escola Egas Moniz terá sessões constantes ao longo do dia, exibindo os documentários seleccionados para a competição de televisão, filmes em panorama e grande parte da Competição Avanca.
Tendo a Competição Avanca sido criada à já alguns anos para exibir a produção cinematográfica da região, tem este ano 19 obras em competição e 3 em panorama, demonstrando um forte incremento da produção na região. Ali serão exibidas as longas-metragens “100 Volta” de Daniel Souza e “D-Fensor de Pardilhó 2” de Diogo Carvalho, filmes que marcam o início da produção de longas-metragens de ficção na região.
Antecedendo a cerimónia de abertura, será inaugurada na Escola do Mato uma exposição de vídeo-arte comissionada por Paulo Bernardino, professor da Universidade de Aveiro e constituída por obras de Diana Tavares, Raquel Carrilho, Teresa Magalhães e Teresa Melo. As autoras farão a apresentação das suas obras no local pelas 18.30 horas do dia 22.
Sendo considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área dos audiovisuais, no AVANCA’09 estarão 11 personalidades vindas da Bélgica, EUA, Lituânia, Espanha, Suiça, França e Portugal que orientarão espaços de trabalho em realização, interpretação, documentário, animação e design de produção.
O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

VIDEO-ARTE NO AVANCA’09


VIDEO-ARTE NO AVANCA’09
“MERETRIZES DO PORVIR” É TEMA PARA QUATRO REALIZADORAS

Integrando o “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a vídeo-arte estará presente este ano com trabalhos comissionados pelo Prof. Dr. Paulo Bernardino da Universidade de Aveiro.
Quatro realizadoras, Diana Tavares, Raquel Carrilho, Teresa Magalhães e Teresa Melo, que frequentam actualmente o Mestrado em Criação Artística, aceitaram o desafio de explorar criativamente o tema “Meretrizes do porvir”.
Segundo texto do Prof. Paulo Bernardino, “Este tema explora a ideia de que num tempo de transições políticas, sociais, culturais, um tanto dramáticas, as mulheres estão constituindo a vanguarda de uma nova subjectividade. Elas são, supostamente, vistas em termos sociais como quem melhor pode oferecer pistas sobre a maneira de lidar com estas mudanças. Poder, oportunidade e sucesso são atitudes altamente modeladas pelas Meretrizes do porvir – vistas como um tipo de mulher, ainda que jovens, extravagantes pelos seus desejos, ousadias e confiança de tomar a responsabilidade das suas vidas, aproveitando oportunidades, para atingir os seus objectivos”.
A exposição destas obras vídeo ocupará todo um edifício da Escola Primária do Mato, em Avanca.
Desde 1997 que o Festival AVANCA procura na sua componente multimédia, acompanhar a evolução da tecnologia e do pensamento contemporâneo que coloca em constante confronto os audiovisuais, os novos suportes, a interactividade e sobretudo a potencialização da criação artística.
Neste sentido, foi no AVANCA que primeiro se introduziu a competição multimédia integrada em evento de CD-ROM, depois DVD, vídeo-blogs e web-movies. Foi também no AVANCA que aconteceu a primeira exposição na Europa de vídeos de produção europeia em telemóveis.
Com a introdução da vídeo-arte, o AVANCA’09 procura abrir um espaço para questionar a percepção das suas referências na multimédia, no cinema, na arte, na cultura e na sociedade.
O AVANCA’09 reúne filmes, workshops e exposições em Avanca, Distrito de Aveiro, num evento que decorre entre os dias 22 e 26 do corrente mês e para o qual já chegaram a Avanca jovens vindos da Alemanha, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Sérvia e que ali se encontram acampados.
Sendo considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área dos audiovisuais, no AVANCA’09 estarão 11 personalidades vindas da Bélgica, EUA, Lituânia, Espanha, Suiça, França e Portugal que orientarão espaços de trabalho em realização, interpretação, documentário, animação e design de produção.
O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

CASTING NO AVANCA’09 PARA LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL

CASTING NO AVANCA’09 PARA LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
10 REALIZADORES DE 5 CONTINENTES FICCIONAM O ESPAÇO PÚBLICO.

Concretiza-se o avanço do projecto da longa-metragem “Aqui!” que irá reunir 10 realizadores premiados, oriundos de países diversos dos 5 continentes, em 10 histórias que ficcionarão o espaço público.
O projecto, liderado pelos “Amigos d’Avenida” e pelo “Festival AVANCA’09”, terá neste evento que acontece já entre 22 e 26 deste mês, a sua primeira apresentação pública.
Tendo nascido do “Manifesto” lançado recentemente pelos “Amigos d’Avenida”, este documento constituído por 10 princípios de intervenção, procura discutir a “política de animação e qualificação do espaço público”.
“Aqui!/Here!” é um título com fortes referências à sinalética que nos mapas urbanos costumam indicar onde se encontra o cidadão e que procura precisamente dialogar com o confronto entre as dinâmicas globais e locais nas cidades contemporâneas. Será, assim, possível questionar similitudes e dissemelhanças entre espaços públicos e vivências urbanas num mundo globalizado. E, em última instância, sobre a, ainda assim, irredutível importância do lugar na vida das pessoas. De se estar aqui e não noutro lado.
Para além da apresentação do projecto, os participantes do AVANCA’09 terão já a possibilidade de participar no primeiro “casting” para a escolha de actores do filme. Durante o AVANCA’09, circulará ainda uma ficha de inscrição para interessados em integrar as equipas técnicas.
Este projecto vai reunir actores, realizadores, directores de fotografia, compositores, criativos e técnicos que ao longo dos últimos 12 anos passaram pelo Festival de AVANCA. Serão os premiados nas várias edições, os orientadores e coordenadores dos vários workshops e os muitos participantes inscritos nos workshops do AVANCA, que prioritariamente integrarão as equipas deste projecto cinematográfico de longa-metragem.
Nascido em 1997, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09” comemoram agora 12 anos, marcados por um crescimento constante no número de espectadores e filmes inscritos, mas sobretudo por reunir em Avanca, Distrito de Aveiro o maior espaço europeu de workshops na área dos audiovisuais.
Este ano, é a actriz Maria d’Aires que irá orientar um workshop sobre o trabalho de actor para cinema e televisão. Maria d’Aires protagonizou vários filmes como “Mortinho por chegar a casa” de Carlos Silva e “A outra Margem “ de Luís Filipe Rocha com que ganhou o Prémio Melhor Actriz do Festival Internacional de Guadalajara (México). Maria d’Aires trabalhou ainda em filmes de António Pedro Vasconcelos, George Sluizer, Francisco Manso, Fernando Matos Silva, Luís Filipe Rocha, Raquel Freire, Tiago Guedes e Frederico Serra, tendo ainda participado em diversas novelas televisivas como “Pedro e Inês”, “A Outra” e “Flor do Mar”.
Este e os restantes 6 workshops do AVANCA’09 decorrem ao longo de todos os dias do evento e as informações e inscrições estão disponíveis em www.avanca.com.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PORTO E GAIA ANTECIPAM O AVANCA’09

O Teatro Aveirense e o Fórum FNAC de Gaia antecipam a edição deste ano do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que comemora 12 anos de estreias de filmes e de encontro com personalidades do cinema e audiovisual mundial em clima de trabalho.

No Teatro Aveirense, serão exibidos vários filmes premiados no ano passado, em sessões que acontecem hoje (7 de Julho) e na terça-feira 14 de Julho próxima.
Nestas sessões serão exibidas curtas-metragens de ficção e de animação, oriundas de vários países e de contextos culturais muito diversos. As sessões acontecem sempre às 21.30 horas.

Estes filmes estarão também em exibição no Fórum FNAC de Gaia, nos dias que antecedem a abertura da competição internacional do AVANCA’09. assim, nos dias 20 e 21 serão ali exibidos às 18 horas.
Após o AVANCA’09, o Fórum FNAC irá ainda exibir os filmes premiados este ano, com sessões previstas para os dias 28 e 29 de Julho, sempre às 18 horas.
Ainda em Gaia, no Auditório dos Livros do Fórum FNAC, está em exposição até ao final do mês uma mostra de cartazes de várias edições do AVANCA.
Os cartazes expostos são da autoria do designer Gabriel Rêgo, que desde a primeira edição do AVANCA em 1997, é o criador da linha gráfica do evento.

Entretanto a organização ultima a selecção e programação dos filmes em competição, chegados de 71 países, que serão exibidos em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 22 e 26 de Julho.

Tradicionalmente os “Encontros AVANCA” têm vindo a ser considerados como o maior espaço, na Europa, de workshops internacionais de cinema e audiovisuais.
Este ano, estarão presentes 11 personalidades, oriundas de diversos países, a orientar espaços de trabalho sobre temas tão variados como a realização, o trabalho de actor, a animação, o documentário, a produção e a imagem cinematográfica.
Estarão no AVANCA’09 as actrizes Maria D’Aires e Floriane Devigne (também realizadora), o crítico e professor de cinema João Antunes, os realizadores Manuel Mozos e João Salaviza (Portugal), Peter Brosens (Bélgica), Jessica Woodworth (EUA), Yann Jouette (França), o director de fotografia Rimvydas Leipus (Lituânia) e os produtores espanhóis Daniel Fumero e Vanessa Bocanegra.

O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

JOÃO SALAVIZA, PALMA DE OURO DE CANNES, NO AVANCA’09


JOÃO ANTUNES E MANUEL MOZOS DIRIGEM WORKSHOP SOBRE “HISTÓRIA PRÁTICA DO CINEMA”

João Salaviza, o jovem realizador português que acaba de triunfar no Festival de Cannes, arrebatando pela primeira vez para Portugal uma Palma de Ouro com a sua curta-metragem “Arena”, vai estar nos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09, onde participará no workshop “História prática do cinema”, a convite dos orientadores João Antunes e Manuel Mozos.

A história do cinema será assim abordada numa perspectiva prática de realização, num ano em que o cinema português voltou a fazer história.
O professor de cinema e crítico cinematográfico João Antunes e o realizador Manuel Mozos são os responsáveis pelas escolhas das melhores sequências cinematográficas do cinema mundial que os participantes do AVANCA’09 irão recriar. João Salaviza participará neste desafio, acompanhando a proposta de Antunes e Mozos e apoiando o trabalho dos participantes.

João Antunes, que trabalha na Cinemateca Portuguesa e é membro da Comissão de Classificação de Espectáculos desde 1987, foi júri do Festival AVANCA em 2007 e tem sido membro de júris, convidado por festivais de vários continentes. Este ano, ao acompanhar o Festival de Cannes, pode escrever sobre o grande momento da atribuição da Palma de Ouro a um filme português. Professor de história do cinema na Universidade Moderna, João Antunes foi programador e comissário de mostras do cinema português em acontecimentos internacionais, dirigiu revistas de cinema, escreveu vários livros na área e colabora regularmente com publicações cinematográficas de todo o mundo. Escreve regularmente sobre cinema para jornais diários nacionais e em revistas da especialidade.

Manuel Mozos realizou em 1999 a longa-metragem “Quando Troveja”, premiada no Fantasporto e no Festival de Santa Maria da Feira, tendo entre os seus actores o jovem João Salaviza, que antes de chegar à realização ainda participou noutros filmes como actor.
Mozos, que estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e na SEC em Paris, trabalha também na Cinemateca Nacional e tem sido actor em filmes como, “Longe daqui” de João Guerra, “A Raiz do Coração” de Paulo Rocha e “Capacete Dourado” de Jorge Cramez.
O seu filme de estreia na longa-metragem foi “Xavier” em 1992, premiado no Festival CAMINHOS de Coimbra e em França no Festival Entrevues; esta obra transformou-se num filme de culto da nossa cinematografia.
O seu mais recente filme “Ruínas” acaba de ser um dos grandes vencedores da edição deste ano do Festival Indie.

O “AVANCA’09”, contará este ano ainda com outros workshops, orientados por cineastas vindos de vários países, na tradição dos doze anos do Festival AVANCA, considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual.
Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação, design de produção, entre outros, que irão decorrer de forma simultânea entre 22 e 26 de Julho próximo.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca, no Distrito de Aveiro, e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

BROSENS E WOODWORTH, OS CINEASTAS DA MONGÓLIA E DOS ANDES, NO AVANCA’09


O casal de realizadores belgo-americanos, Peter Brosens e Jessica Woodworth, virão ao 13º Festival de Cinema AVANCA’09, orientar um workshop de escrita e realização cinematográfica sobre “O tratamento poético da realidade complexa”.

Realizadores de uma obra singular e de referência, que durante 13 anos filmaram na Mongólia os mais premiados filmes ali produzidos, autores de duas marcantes longas-metragens que traçam um percurso único no cinema actual, Brosens e Woodworth acabam de estrear o seu mais recente filme na Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Premiado no AVANCA’08, o filme “Khadak” tinha anteriormente sido Prémio Luigi De Laurentis no Festival de Veneza, Inovação Cultural no Festival de Toronto e nomeado para o Prémio do Júri de Sundance. Tendo recebido mais de 20 prémios em festivais de todo o mundo, “Khadak” foi referenciado como “A quintessência da Mongólia” ou “Um dos mais poderosos filmes de meditação de sempre”. Este espiritual épico, rodado com actores locais nas geladas estepes da Mongólia, deu agora lugar a “Altiplano”, uma tragédia lírica de sacrifício e redenção nas montanhas do Peru.

No “AVANCA’09”, Brosens e Woodworth trabalharão com 20 participantes as questões do documentário, tendo por base a seguinte reflexão: “Se a relação diária com o meio ambiente necessita responsabilidade, o ponto de partida da observação do mundo é através do olho humano - a posição objectiva dos fenómenos no universo”.

Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” integra ainda uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual chegaram a Avanca obras de 71 países.

Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação e outras áreas, que irão decorrer de forma simultânea entre 22 e 26 de Julho próximo.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

terça-feira, 12 de maio de 2009

QUINTINO NA PANA NA GUINÉ E KALAMAZOO NOS EUA COM “ATÉ AO TECTO DO MUNDO”


Quintino Na Pana, o ciclista guineense que no próximo dia 17 irá percorrer sozinho mais de mil quilómetros por 4 países africanos apelando à paz, saindo de Bissau e procurando chegar à capital da Mauritânia no Dia da África, 25 de Maio, integrou a equipa que levou às crianças da Guiné-Bissau o filme português “Até ao Tecto do Mundo”.

Longas filas de crianças e salas constantemente esgotadas de um público muito atento marcaram toda a digressão, em Guiné-Bissau, do primeiro filme de longa-metragem do cinema de animação português, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes.

Num país onde a paz parece ser o grande desejo de toda a população, a mensagem de esperança e as preocupações ecológicas do filme “Até ao Tecto do Mundo” foram muito bem recebidas num momento em que o país se prepara para eleições.

Para além de Quintino Na Pana, a equipa que acompanhou a exibição do filme pelo território guineense foi constituída pela cineasta local Aminata Embalo, por António Costa Valente, co-realizador do filme e por António Bento que animou e demonstrou várias sessões de animação com o software português “ANIMATROPE”.

Entretanto, “Até ao Tecto do Mundo” e a pioneira aplicação em longa-metragem da tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, será caso de estudo no “KVCC – Center for New Media” integrando o “Kalamazoo Animation Festival International 2009”. Este evento decorre até ao dia 17 de Maio, no estado norte-americano do Michigan.

A exibição na Guiné-Bissau e o estudo de caso nos EUA acontecem após a participação no circuito internacional de festivais onde “Até ao Tecto do Mundo” foi várias vezes premiado.
No próximo dia 21, “Até ao Tecto do Mundo” terá nova exibição no “Marché du Film” do Festival de Cannes. O Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo estará também presente com a curta-metragem de animação “O Acidente”, de André Marques e Carlos Silva, que integra o “Short Film Corner” deste festival que este ano comemora a sua edição nº 62.

A digressão pela Guiné-Bissau foi apoiada pelo ICA / Ministério da Cultura, Instituto Camões e Centro Cultural Português de Bissau, numa acção inédita de divulgação do cinema e da língua portuguesa.
A deslocação de um dos realizadores do filme ao Michigan tem o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
* - Na imagem, uma longa fila de espectadores em Gabu.

FICÇÃO PORTUGUESA NO INPUT 2009


Pela segunda vez nos 26 anos da considerada maior conferência internacional de conteúdos de televisão, o INPUT, um programa português é seleccionado.
“O D-Fensor de Pardilhó 2 – O D-Fensor Recarregado” do jovem realizador Diogo Carvalho, integra a selecção deste ano do INPUT 2009 que se inicia já no próximo 10 de Maio em Varsóvia, Polónia.
Esta conferência, que se realiza todos os anos em diferentes continentes, reúne programadores e produtores de televisão de mais de cinquenta países e tem a particularidade de todos os programas seleccionados serem discutidos com a presença do realizador e da equipa que seleccionou o programa.
Diogo Carvalho tem com este filme a sua estreia na longa-metragem após ter realizado várias curtas-metragens, nomeadamente “PURITAS – Path to Dignity”, realizado colectivamente nos workshops do Festival de Cinema AVANCA e exibido em vários festivais internacionais.
“O D-Fensor de Pardilhó 2” foi seleccionado pela equipa de “Shopstewards” do INPUT 2009, pelo arrojo, singularidade e criatividade do projecto. O filme conta a história da invasão norte-americana ao território de Pardilhó num tempo em que o “D-Fensor” estava há dois anos desaparecido.
Sem apoios, este filme foi integralmente produzido pelo realizador. A sua deslocação à Polónia terá o apoio da Câmara Municipal de Estarreja.

domingo, 5 de abril de 2009

VITOR LOPES DINTINGUIDO EM ITÁLIA NOS PRÉMIOS PULCINELLA


“Living in the Trees” do realizador Vítor Lopes, produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, acaba de ser distinguida em Itália pelos Prémios Pulcinella.
“Living in the Trees” foi distinguido com a “Menção Especial do Júri, Melhor Animação para Plataforma Móvel”.

Considerados como a mais importante distinção da animação para televisão, os Prémios Pulcinella, distinguem anualmente séries destinados a diferentes públicos de televisão e a personalidades marcantes do mundo do cinema de animação.

“Living in the Trees” e “10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk”, duas séries de animação produzido em Avanca e realizado por Vítor Lopes, integraram este ano a lista dos 5 programas nomeados para os Prémios da secção de séries de animação para o público jovem e adulto de televisão, no evento anual “Cartoon on the Bay”.
Este festival é uma organização da “RAI - Televisão Italiana”, tendo os prémios sido atribuídos na noite de ontem dia 5, no “Auditorium delle Clarisse” em Rapallo, estância balnear de Portofino.

“Living in the Trees” é uma série de animação, constituída por pequenos filmes protagonizados por 2 pássaros empoleirados num ramo de uma árvore, que nos contam de forma corrosiva e sem palavras, situações políticas e sociais.

Vitor Lopes é um dos realizadores portugueses com mais distinções internacionais e é um dos três realizadores da primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao tecto do mundo”, que recentemente foi duplamente premiada nos EUA.

Entretanto, durante a passada semana, “Living in the Trees” foi exibido na competição oficial do “56th Belgrade Documentary and Short Film Festival” que decorreu na Sérvia e no “4th Athens AnimFest 09”, na Grécia, onde a convite da organização, um conjunto de filmes produzidos em Avanca foram exibidos num acontecimento a que a organização chamou “Tributes 2009”.

Em Maio próximo, “Living in the Trees” e a curta-metragem “Ganância” de Cláudio Sá (filme igualmente produzido em Avanca), vão estar na competição oficial do “6th Naoussa International Film Festival” que decorre também na Grécia, na cidade que dá nome ao festival.

segunda-feira, 30 de março de 2009

ANIMAÇÃO DE AVANCA NOMEADA EM ITÁLIA PARA OS PRÉMIOS PULCINELLA


“Living in the Trees” e “10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk” do realizador Vitor Lopes, são duas séries de animação televisiva, produzidos pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, que acabam de ser nomeados para os Prémios Pulcinella.

Estas duas obras da animação portuguesa integram o grupo de 5 finalistas da secção de séries de animação para o público jovem de televisão, num evento anual do festival italiano “Cartoon on the Bay”.
Este evento, organizado pela RAI – Televisão Italiana, terá lugar entre 2 e 5 de Abril na emblemática estância balnear de Portofino, reunindo e premiando o melhor da animação mundial para televisão.

Considerada como a mais importante distinção da animação para televisão, os Prémios Pulcinella, distinguem anualmente séries destinados a diferentes públicos de televisão e a personalidades marcantes do mundo do cinema de animação.

“Living in the Trees” é uma série constituída por pequenos filmes de animação protagonizados por 2 pássaros empoleirados num ramo de uma árvore, que nos contam de forma corrosiva e sem palavras, situações políticas e sociais.
“10 Ways to Eliminate a Buddhist Monk” é também uma série de pequenos filmes de intervenção, antecedendo os acontecimentos dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Ambos os filmes foram recentemente exibidos na competição internacional do CINANIMA 2008 e no Festival AVANCA 08, para além de várias participações em festivais de todo o mundo.

Entretanto, durante esta semana, “Living in the Trees” é exibido na competição oficial do “56th Belgrade Documentary and Short Film Festival” que decorre na Sérvia.

Estes filmes integram igualmente a selecção de filmes produzidos em Avanca que serão exibidos em Atenas, Grécia, a convite da organização do “4th Athens AnimFest 09”. O conjunto de filmes de Avanca serão exibidos também entre 2 e 5 de Abril, num acontecimento a que a organização chama “Tributes 2009”.

domingo, 29 de março de 2009

AVANCA’09 em Atenas com a animação portuguesa


O “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” a convite do Athens ANIFEST – Festival Internacional de Cinema de Animação de Atenas, Grécia, irá exibir um conjunto de filmes significativos da mais recente produção do cinema de animação português.Produzidos na sua maioria pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, este festival (que este ano comemora a sua 4º edição) irá exibir entre os dias 2 e 5 de Abril os seguintes filmes portugueses: "Cães Marinheiros"; "MTV Birth"; "Irmãos Desastre 50 %"; "Living in the trees"; "Esperânsia"; "A Religiosa II" e "Histórias a Passo de Cágado". Será ainda exibido um outro conjunto de filmes seleccionados para a competição deste Festival, as curtas "AVANCA’08"; "Ganância"; "At the dance"; Irmãos Desastre II"; "Living in the trees"; "10 ways to eliminate a Buddhist monk" e "Loldini".Todos estes filmes tiveram a sua estreia mundial nas edições anteriores do Festival de Cinema de Avanca, que este ano terá a sua 13º edição a decorrer entre 22 e 26 de Julho próximo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

PRÉMIOS NO HAVAI E NO ALABAMA PARA “ATÉ AO TECTO DO MUNDO”


Primeiro filme português de animação de longa-metragem volta a conquistar prémios nos EUA


Com o “Animation Golden Lion Award” no “12º George Lindsey UNA Film Festival” e com o “Aloha Accolade Award” no “Honolulu International Film Festival”, o filme produzido pelo Cine-Clube de Avanca continua a ser premiado nos EUA onde anteriormente havia sido distinguido na Califórnia e na Carolina do Norte.

No Havai, “Até ao tecto do Mundo” foi distinguido com o “Aloha Accolade Award for Excellence in Filmmaking” do “Honolulu International Film Festival”, tendo o prémio sido recebido na passada noite de domingo dia 8, pelo Cônsul Honorário de Portugal no Havai, Dr. John Henry Félix.

“Profissional Animation Golden Lion Award” é o principal prémio para animação do “12º George Lindsey UNA Film Festival”, uma organização da Universidade North Alabama. Este festival integra o Top 20 dos maiores eventos do sudeste norte-americano.

“Até ao tecto do Mundo” tinha sido igualmente distinguido no Canadá na cidade de Vancouver e foi já exibido em festivais de 4 continentes estando prevista a sua próxima estreia em África numa estreia inédita na Guiné-Bissau logo que os acontecimentos da última semana o permitam.

Tendo sido em 2008 um dos filmes portugueses mais premiados em festivais no estrangeiro, “Até ao Tecto do Mundo” é uma realização de Vítor Lopes, Carlos Silva e António Costa Valente e foi produzido integralmente em Portugal no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, Distrito de Aveiro.

Este filme é também a primeira longa-metragem produzida em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, cujo contexto tecnológico de produção foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Ainda em Março, “Até ao Tecto do Mundo” é finalista na competição do “South Beach Animation Festival” que irá decorrer na Florida entre os dias 26 e 29 e a versão em língua turca do filme será exibida no Chipre integrando a “Children’s Film Week“.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ESTREIA INÉDITA DE UM FILME PORTUGUÊS NA GUINÉ-BISSAU


Num acontecimento inédito, pela primeira vez um filme de produção integralmente portuguesa, vai ter distribuição por todo o território da Guiné-Bissau, antes da sua estreia no nosso país.

“Até ao Tecto do Mundo”, o primeiro filme de animação português de longa-metragem, com o apoio do Instituto Camões e do ICA / Ministério da Cultura irá ser exibido em todo o território da Guiné-Bissau, numa acção inédita de divulgação do cinema português.

Produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, este filme, que é sobretudo destinado às crianças, será exibido durante o mês de Março por todo o território guineense, o que obrigará a abertura de velhos cinemas que há muito tempo não exibem filmes e a adaptação de salas para a exibição desta obra de animação.

Todas as exibições irão acontecer com o recurso à tecnologia “CinemaDG” de exibição digital de alta definição.

O filme será exibido com a presença de um dos realizadores que animará debates com os espectadores.
Em complemento, António Bento fará demonstrações com o software igualmente português de ensino de animação “ANIMATROPE”, desenvolvido pelo cineasta Sérgio Nogueira, dinamizando e divulgando a arte e tecnologia da animação junto das escolas locais.

“Até ao Tecto do Mundo”, que foi já distinguido em festivais de cinema do Canadá e EUA, tem vindo a ser exibido em vários festivais internacionais a decorrer em países de vários continentes.

“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de animação realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...
Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Entretanto e entre 5 e 8 de Março, “Até ao Tecto do Mundo” irá também integrar a selecção oficial do “12º George Lindsey UNA Film Festival” que decorre no estado norte-americano do Alabama. Este evento que decorre na Universidade North Alabama integra o Top 20 dos maiores eventos do sudeste norte-americano.
Ainda em Março, a versão em língua turca do filme “Até ao Tecto do Mundo” irá ser exibido no Chipre integrando a “Children’s Film Week“, um evento programado por Emre Townley, director do "Istanbul International Children’s Film Festival".

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FESTIVAL AVANCA E OS PRÉMIOS OSCAR 2009


O “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” congratula-se pela nomeação aos Prémios OSCAR 2009 de personalidades que têm passado pelo Festival AVANCA.

O realizador russo Konstantin Bronzit que dirigiu um workshop de animação na última edição do festival AVANCA, viu o seu último filme “Lavatory – Lovestory” ser nomeado para o OSCAR da melhor curta-metragem de animação.

O Japonês Kunio Kato é outro dos nomeados para esta categoria. O seu filme “La Maison en Petits Cubes” teve estreia em Portugal no AVANCA’08, integrando a competição oficial.

Reto Caffi, realizador Suíço que recebeu em 2000 o Prémio Vídeo ex aequo com a sua obra “Bus-Stop” no Festival AVANCA’2000, acaba de ser nomeado para o OSCAR da Melhor Curta–Metragem com o filme “Auf der Strecke (On the Line)”.
Reto Caffi foi ainda Júri do AVANCA 2001.

A cerimónia de entrega dos Prémios OSCAR 2009 está marcada para 22 de Fevereiro, como habitualmente no Teatro Kodak em Hollywood.

O Festival AVANCA’09 irá ter este ano a sua 13º edição e como habitualmente decorrerá nas últimas semanas de Julho, reunindo filmes e personalidades de todo o mundo.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do Instituto Português da Juventude, ICA / Ministério da Cultura, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Governo Civil de Aveiro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades e empresas da região.