segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2012, UM ANO REPLETO DE PRÉMIOS PARA OS FILMES DE AVANCA

Inesperadamente, 2012 foi o ano em que os filmes produzidos em Avanca mais vezes foram exibidos e premiados em países dos 5 continentes.
Num ano em que os apoios ao cinema foram drasticamente reduzidos a zero, os filmes de Avanca foram exibidos 177 vezes em 30 países diferentes.
Ou seja, em cada dois dias do ano um filme produzido em Avanca foi exibido num ecrã de cinema de um qualquer país do mundo.

Outro recorde é também o número de prémios com que a cinematografia de Avanca foi este ano distinguida.
39 prémios distinguiram filmes produzidos ou coproduzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, em festivais de cinema de 12 países.
Os prémios chegaram da Alemanha, Argentina, Arménia, Áustria, Brasil, Geórgia, Grécia, Índia, Itália, Liechtenstein, Portugal e República Checa, numa distribuição geográfica que abarca a Europa, a Ásia e a América do Sul.

O filme mais premiado foi a animação em 3D “Conto do Vento”, a que se juntaram 15 outros filmes de ficção, documentários, experimentais e outros igualmente de animação.

Os filmes foram realizados pelos cineastas António Costa Valente, António Fonseca, António Osório, Bernardo Cabral, Carlos Silva, Cláudio Sá, Cláudio Jordão, Joana Imaginário, José Miguel Moreira, Francisco Lança, Luís Diogo, Luís Margalhau, M.F.Costa e Silva, Manuel Matos Barbosa e Nelson Martins.
A estes, juntam-se os jovens cineastas da Escola Egas Moniz de Avanca, que viram o seu filme “O Circo” ser premiado diversas vezes.

Por 143 vezes os filmes produzidos por Avanca foram selecionados para as competições oficiais de festivais e nomeados para os prémios finais. A este número deve-se juntar os 34 convites que resultaram em outras tantas exibições, complementando as 177 vezes em que os filmes de Avanca foram exibidos em ecrãs de cinema dos mais diversos festivais.

Para além dos países onde foram premiados, os filmes de Avanca foram também exibidos na África do Sul, Albânia, Cabo Verde, Canadá, Chile, Cuba, Egipto, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Finlândia, Holanda, Hungria, Japão, Lituânia, Reino Unido e Sérvia.

Produzidos na sua maioria num ano particularmente difícil, só 3 destes 16 filmes tiveram anteriormente apoio direto da Secretaria de Estado da Cultura e 6 dos filmes não tiveram mesmo qualquer apoio do estado. Na sua maioria, os filmes foram produzidos em coprodução com diversas entidades e contaram com a participação de alguns dos melhores atores e técnicos do cinema português.

Entretanto, durante 2012, o Cine-Clube de Avanca avançou na construção da sua sede no centro da freguesia e o festival de cinema AVANCA 2012 voltou a ser a janela primordial de toda esta produção cinematográfica, num evento que reuniu pessoas e filmes dos cinco continentes.

Toda a equipa que interveio neste projeto de produção cinematográfica que passa por Avanca agradece vivamente a todas as pessoas, entidades oficiais, instituições, associações, empresas e grupos informais que contribuíram decisivamente para o sucesso destes números inesperados e motivadores.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

FILME "A PARIDEIRA" EM EXIBIÇÃO NA RTP


O filme "A Parideira" do cineasta José Miguel Moreira será exibido esta sexta-feira dia 28 de Dezembro na RTP 2 pelas 23.30h.
Produzido pela ESMAI, Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, este filme, com produção de Vasco Josué, fotografia de António Morais, som e música de Diogo Manso, este filme foi maioritariamente rodado na região de Bragança, tendo contado com apoios locais.
A história acontece algures no topo de uma serra, numa gruta milagreira a que chamam PARIDEIRA. Conta a lenda que se uma mulher infértil lá entrar, já sai grávida da gruta. Mas para que isso aconteça é preciso que nessa noite morra lá dentro um adulto.
Protagonizado pelo casal Diogo Morgado e Ana Moreira, conta ainda com a participação de José Pinto na figura do velho guia.
Tendo sido estreado no Fantasporto e exibido na última edição do festival AVANCA, esta obra tem vindo a ser exibida em diversos festivais, nomeadamente no Canadá, Grécia, Eslovénia e Japão.
Distinguido como o prémio para o melhor filme nacional no PORTO7 – Festival Internacional de Cinema de Curtas-metragens do Porto, esta obra valeu ainda ao ator José Pinto duas distinções.
Nos festivais de Arouca e Bragacine, este ator do Porto recebeu os prémios destinados ao melhor ator de cada um destes festivais.
José Miguel Moreira, natural e residente em Ovar, terminou entretanto “Falha do Sistema”, uma curta-metragem de ficção, também ela estreada no Fantasporto e exibida no AVANCA.
Ambos os filmes deste cineasta tiveram apoio à produção do ICA / Secretaria de Estado da Cultura.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FILME "MULHER SOMBRA" PREMIADO NA ARMÉNIA


Mulher sombra”, uma curta-metragem de animação de Joana Imaginário, produzida pela Animegas, Cine-Clube de Avanca, Imaginário e Filmógrafo, acaba de ser distinguida com diploma especial no "9th International Women's Film Festival KIN", um festival que se realiza anualmente na cidade de Yerevan, capital da Arménia.
Mulher sombra” é a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento. No filme, uma voz diz: "a partir de hoje tudo te encantará (...) e do permanente movimento ficarás prisioneira." De tanto andar, a mulher começou a desaparecer e dela ficou apenas a sombra.

Sendo um filme de animação, esta obra integra imagem real e um conjunto de técnicas inesperadas de experimentação cinematográfica.

Tendo estreado no Festival de Cinema AVANCA, este filme foi já anteriormente distinguido, nomeadamente no Caminhos do Cinema Português onde ganhou o Prémio para o Melhor Filme de Animação.
Tendo sido produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, “Mulher sombra” foi exibido recentemente em festivais na Áustria, Canada, Chile, Cuba, Espanha, França, Geórgia, Itália e Portugal.

Joana Imaginário é licenciada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e tem um percurso paralelo entre a docência, a escultura, a ilustração e o cinema de animação. Com Francisco Lança tem participado em grande parte dos seus filmes e coordenou um workshop internacional de uma edição anterior do Festival de Cinema AVANCA.

UM OUTRO FILME EM EVIDÊNCIA

15 Bilhões de Fatias de (-t)+Deus” de Cláudio Jordão, acaba de ser exibido no “24h of Nuremberg International Film Festival”, nesta cidade da Alemanha. Ali integrou um conjunto de 24 filmes distinguidos com a menção “Best of 24h”, seleccionados de entre a última produção cinematográfica, envolvendo obras de onze países.
Este filme, produzido conjuntamente pela Filmógrafo, Kotostudios e Cine-Clube de Avanca, abriu em Julho último o Festival de Cinema AVANCA 2012.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LIECHTENSTEIN PREMEIA FILMES DE AVANCA



A 18ª edição do "Videogranprix 2012", um festival que se realiza anualmente no Principado do Liechtenstein, acaba de distinguir o filme “Estátua” de Carlos Silva e António Costa Valente com o prémio do melhor filme experimental e “Falha do Sistema” de José Miguel Moreira com o prémio do melhor filme profissional.

Os prémios agora atribuídos vão permitir a sua transmissão televisiva nos canais “TV Sendern” do Liechtenstein e da região austríaca do Vorarlberg.

Também o “RIOS – Festival internacional de Cinema Documental e Transmedia”
que decorreu em Vila Real na UTAD (Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro), atribuiu ao filme “A ria, a água, o homem...” o “Prémio Olhares e Enquadramentos”.

Co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo, todos estes filmes são curtas-metragens que, tendo sido exibidas no Festival de Cinema AVANCA, estão a percorrer festivais de cinema de todo o mundo.

Estátua” é um filme experimental que parte de uma escultura de Gracinda Leite para uma integração / confronto com um espaço da mesma matéria da obra de arte. Este filme tinha anteriormente sido distinguido com Menção Especial do “Prémio Nacional Multimédia” e distinções no Festival de Cinema de Arouca e na competição vídeo Sé/Algarve 2012.


Falha do Sistema” é uma ficção com os atores Gracinda Nave, Pedro Lamares e José Pinto, produzida por Vasco Josué no ESMAE/IPP e decorre numa sociedade controlada pelo SISTEMA (uma variante nazi do “Big Brother” que limita a privacidade dos cidadãos).


A UTAD, em Vila Real, volta a distinguir o filme “A ria, a água, o homem...”

A ria, a água, o homem...”, com textos de Raúl Brandão, música de Debussy, desenhos e realização de Matos Barbosa e a voz do ator Joaquim de Almeida, este filme reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco. Tendo sido várias vezes premiado em festivais de cinema de diversos países, este filme foi alvo de homenagens do Museu da Cidade de Aveiro e Museu Regional de Oliveira de Azeméis.

Os filmes foram produzidos com diversos apoios, nomeadamente do ICA / Ministério da Cultura.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O ADEUS A SYLVIA KRISTEL


No crepúsculo dos holofotes de uma presença e fama planetária, Sylvia Kristel esteve em Portugal a convite do festival de cinema AVANCA 2006.
O tempo de actriz dava nessa altura espaço à memória criativa no espaço do cinema de animação.
Nesse ano, o festival abriu com a exibição do filme “Topor e Moi”, um inesperado e surpreendente filme que marcava a estreia de Sylvia Kristel na realização e também no mundo dos desenhos animados. Ali se recria a memória da cena artística de Paris no início da sua carreira.
Hugo Claus, W.F.Hermans, Vadin e obviamente Roland Topor, que tinham já ganho vida nos quadros de Sylvia Kristel (Topor foi seu professor de pintura), são de novo recriados neste filme pleno de sensibilidades, memórias e reflexões que marcaram o seu olhar maduro.
A uma pintura plena de corpos, rostos e cores de quase meia estação, juntou-se o cinema como potenciador gráfico, impulsionador dos movimentos perceptíveis e narrador das histórias que lhe eram urgentes contar.
O cinema parecia ter mudado de estação para Sylvia Krystel.
Em Avanca, a actriz experimentou algo novo - orientar um workshop.
Dirigindo em Avanca “Cinema e pintura – um espaço criativo para protagonistas” Sylvia procurou, à semelhança do seu filme, contar histórias de protagonistas por entre as práticas do cinema, da pintura e da liberdade que juntas, estas artes potenciam.
Kristel, protagonista do papel da mais célebre personagem do cinema erótico europeu, viu o seu êxito rapidamente transposto para a escala global num dos raros momentos em que o cinema europeu ocupou o lugar cimeiro da exibição cinematográfica planetária, ultrapassando rapidamente a mítica fasquia dos 100 milhões de espectadores.
A personagem “Emmanuelle” deu origem a uma sequela de filmes. O primeiro, realizado por Just Jaekin, consolidou um género cinematográfico de que este filme é a sua maior expressão.
Por entre dezenas de personagens que Sylvia Kristel foi protagonizando ao longo de uma carreira com mais de meia centena de filmes, um destaque muito especial para “Alice” de Claude Chabrol, onde tem uma das suas melhores interpretações.
Nos últimos anos, participou sobretudo em produções holandesas, nomeadamente com Dorna van Rouveroy e Ruud Den Dryver, produtores das suas incursões na realização cinematográfica e sobretudo seus amigos.
Sylvia faleceu esta noite.
No apagar da luz, certamente que por entre o crepúsculo, uma nova estrela nos dirá que o eros não é palavra vã e participa na liberdade de voar com que se escreve cada uma das nossas vidas.
Do AVANCA, um adeus e palmas a Sylvia Kristel.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

JOVENS CINEASTAS DE AVANCA PREMIADOS NA GEÓRGIA


O filme de animação “O Circo”, realizado por jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Avanca e co-produzido pelo Cine-Clube de Avanca, acaba de receber uma Menção Especial do Júri do “The 4th International Festival of Animated Film TOFUZI 2012” que terminou recentemente na cidade georgiana de Batumi, na República Autónoma de Ajara.
Depois da República Checa e da Argentina, esta é a terceira distinção internacional que este filme recebe.

O filme, acaba igualmente de ser seleccionado para a competição oficial do “10th International Animated Film Festival TINDIRINDIS” que se realiza no final deste mês em Vilnius, capital da Lituânia.

Também outro filme realizado por jovens cineastas de Avanca, “Terram - terra e mar” acaba de ser igualmente seleccionado para o “IV Festival Internacional Video Poesia 2012” que se realiza no início de Dezembro em Buenos Aires, capital da Argentina. Esta obra, realizada à volta de uma escultura de Helena Homem de Melo, é uma abordagem experimental ao espaço e paisagens de Avanca.

Numa acção conjunta do Agrupamento de Escolas e do Cine-Clube de Avanca, com apoio do programa VER - MC/ICA, os filmes “O Circo” e “Terram – Terra e Mar”, integram a formação em cinema que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a realizar em diversos estabelecimentos de ensino, com natural preponderância para o Agrupamento de Escolas de Avanca.

Os alunos Orlando Sá Silva, Filipe Matos, Ricardo Matos, Maria Manuel Sousa, Victoria Alici, Yuliana Alici, André Rodrigues e João Pedro Silva foram os responsáveis pela realização deste filme, todo ele feito em recortes de papel desenhado e pintado.
O realizador Vitor Lopes coordenou e supervisionou todos os trabalhos, com o apoio de Carlos Silva, J. Paulo e sobretudo Rui Teixeira.

O Circo” é um filme sem palavras que faz descobrir ao espectador um especial e fantástico dia no circo, onde a música tem um papel fundamental. A obra musical “L`Apprenti Sorcier” de Paul Dukas foi inspiradora do trabalho de animação desenvolvido pelos alunos da Escola de Avanca. Este é mesmo um projecto que se iniciou com o apoio da Casa da Música, por sugestão do Prof. Paulo Rodrigues, tendo Nuno Peixoto ajudado a descobrir esta peça musical.

Estreado no AVANCA 2011, este filme foi já exibido na selecção oficial de festivais internacionais de cinema no Brasil, Canadá, Chile, Reino Unido, Eslovénia, Hungria e, por diversas ocasiões, em Portugal.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

CINEMA E PINTURA


UMA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS DE AVANCA NA AVEIRO-ARTE

O Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro, normalmente conhecido por AveiroArte, com  Galeria ao lado do Museu de Aveiro, inaugura na próxima quinta-feira dia 4 pelas 21.30h, uma exposição de desenhos e pinturas de 4 filmes de animação produzidos em Avanca.
Esta mostra exibe trabalhos gráficos de realizadores como Vítor Lopes, J. Fazenda e André Marques.
Até 24 de Outubro, será possível ver produção gráfica das curtas-metragens “Timor Loro Sae”, “Café”, “O acidente” e da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao tecto do Mundo”. Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Desde os anos 80 que em Avanca um estúdio de cinema de animação produz filmes de desenhos animados. Entre curtas-metragens e séries de animação são quase uma centena de filmes, que foram exibidos em televisões e festivais de cinema de todo o mundo. Um deles foi o festival de cinema de Aveiro, que no século passado exibiu filmes dos países onde se fala português.
De cada filme ficaram desenhos de personagens, desenhos de ambientes, desenhos de narrativas, desenhos e pinturas de um exercício fílmico que aproxima as artes.
DESENHOS ANIMADOS DE AVANCA 01 é um primeiro espreitar da AveiroArte para filmes construídos a dois passos de Aveiro e produzidos pelo Cine-Clube de Avanca.
A Galeria do AveiroArte ocupa o edifício Morgados da Pedricosa (Av. Santa Joana nº8, em Aveiro) e é um espaço da Câmara Municipal de Aveiro programado pela AveiroArte.
Esta associação, fundada em 1971, com mais de duzentos sócios, reúne artistas plásticos da região de Aveiro, com preocupações pela experimentação, pela criatividade, pela modernidade e pela afirmação estética contemporânea.
A exposição, cuja curadoria é da responsabilidade de Acácio Rodrigues e A. Valente, pode ser visitada todos os dias das 10 às 12.30h e das 14.30h às 19h

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CLÁUDIA JACQUES APRESENTA NOS AÇORES AS PRIMEIRAS IMAGENS DO FILME “A PAREDE”



Cláudia Jacques que protagoniza com António Capelo e o jovem Miguel Moreira o filme de longa-metragem “A Parede”, vai estar no Teatro Ribeiragrandense, na Ilha de S. Miguel (Açores), na próxima sexta-feira dia 28, onde irá apresentar as primeiras imagens do filme, a convite do “III Festival de Curtas-metragens da Ribeira Grande”.

Realizado por Carlos Costa e produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, este filme foi rodado integralmente no Porto, onde a actriz reside.
“A Parede” aborda as questões da violência doméstica e do “bulling” numa história de amizade entre dois personagens divididos por quase tudo. Cláudia e Miguel, confidentes um do outro, vitimas de agressões, mostram-nos uma realidade que o mundo onde vivemos gosta de esquecer. Uma realidade exposta por uma parede, “a única parede que parece dar ouvidos”.

Cláudia Jacques tem aqui o seu primeiro papel no cinema, depois de ter feito televisão.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi manequim, empresária ligada à moda e comentadora social na Sic. Actualmente desenvolve o trabalho nas áreas de relações públicas, moda, publicidade e televisão. Autora de artigos sobre beleza, saúde e bem-estar, tem dado apoio a várias causas e organizações de solidariedade social. Escreveu em co-autoria com Sérgio Figueira o livro “O Meu Segredo”, publicado em 2011 que inspirou também o lançamento de uma coleção de jóias em parceria com o joalheiro Eugénio Campos. Nesse mesmo ano participou no programa da Tvi “Perdidos na Tribo”, publicando já em 2012 o relato dessa experiência no livro “Perdida na Etiópia”.

A decorrer até domingo dia 30, o III Festival de Curtas-metragens da Ribeira Grande (Açores), exibe 42 filmes destinados a várias faixas etárias: pré-escolar, infanto-juvenil, juvenil e sénior, para além das sessões programadas para o público em geral.
A iniciativa, que decorre no Teatro Ribeiragrandense e em escolas do concelho, é organizada pela Câmara Municipal, em parceria com o Clube de Cinema da Ribeira Grande, Cineact - produções audiovisuais e multimédia e CCA. Visa, essencialmente, traçar uma perspetiva global da contemporaneidade no cinema, na televisão e no vídeo, bem como promover uma cultura cinematográfica na comunidade.

O evento exibe filmes da Alemanha, Bélgica, Bulgária, China, Espanha, Estónia, Grécia, Holanda, Irlanda, Roménia e Venezuela, além de Portugal. Os filmes seleccionados concorrem aos prémios “Fuso de Basalto”, sendo possível assistir á exibição de várias curtas-metragens portuguesas como “50 pesos argentinos” de Bernardo Cabral, “A parideira” e “Falha do sistema” de José Miguel Moreira, “Prescrição” de Marco Miranda e “Lágrimas de um palhaço” de Cláudio Sá.

Um dos convidados do festival é o director de fotografia Francisco Vidinha, que sendo o responsável pela imagem do filme “A parede”, irá orientar um workshop durante o festival.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CINEASTAS DE AVANCA ORIENTAM WORKSHOP DE CINEMA NO “FESTARREJA”



Carlos Silva, António Fonseca e António Osório, são os 3 cineastas do Cine-Clube de Avanca que no próximo sábado dia 29 irão orientar o workshop de cinema “Fazemos um filme em Estarreja?”.
Carlos Silva é um dos realizadores do filme “Estátua” que na passada semana ganhou o Prémio Melhor Filme Experimental no Festival Internacional de Curtas-metragens de Arouca.
Os três são autores da curta-metragem “Terram - Terra e mar”, um filme que acontece a partir de uma escultura de Helena Homem de Melo. Conjuntamente, os 3 cineastas têm uma larga experiência em dezenas de filmes onde foram responsáveis pela imagem, o som, a montagem, os efeitos especiais e a animação.
No dia 29, durante todo o dia, a partir das atuais instalações do Cine-Clube em Avanca, ir-se-á construir um pequeno filme utilizando o espaço do Concelho de Estarreja.
Este curso, que se integra no evento FESTARREJA, pretende elaborar um projeto de filme em contexto prático de aprendizagem e reunir competências e experimentar práticas de cinema e vídeo. Os conteúdos programáticos desta formação são: criar um Projecto de filme; a gramática aplicada da realização cinematográfica; preparar a rodagem de um filme; contextualizar o trabalho de uma equipa de cinema; filmar com uma câmara HD; gravar som direto, enquanto se filma; a organização do espaço e dos elementos na rodagem; a montagem de cinema, princípios e práticas; a pós-produção e as etapas de finalização de um filme.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas para o email festarreja@cm-estarreja.pt
O workshop está limitado a 12 elementos.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ARGENTINA PREMEIA FILME “O CIRCO”, DE JOVENS CINEASTAS DE AVANCA



O filme de animação “O Circo”, realizado por jovens estudantes da Escola Egas Moniz de Avanca acaba de ganhar ex-aequo o “Prémio Nueva Mirada para a melhor obra de animação” do “11º Festival Internacional de Cine NUEVA MIRADA para la Infancia y la Juventud”, Buenos Aires (Argentina).
 
Numa acção conjunta do Agrupamento de Escolas e do Cine-Clube de Avanca, com apoio do programa VER - MC/ICA, o filme O CIRCO integrou a formação em cinema que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a realizar em diversos estabelecimentos de ensino, com natural preponderância para o Agrupamento de Escolas de Avanca.
 
“O Circo” é um filme sem palavras que faz descobrir ao espectador um especial e fantástico dia no circo, onde a música tem um papel fundamental. A obra musical “L`Apprenti Sorcier” de Paul Dukas foi inspiradora do trabalho de animação desenvolvido pelos alunos da Escola de Avanca. Este é mesmo um projecto que se iniciou com o apoio da Casa da Música, por sugestão do Prof. Paulo Rodrigues, tendo Nuno Peixoto ajudado a descobrir esta peça musical.

Os alunos Orlando Sá Silva, Filipe Matos, Ricardo Matos, Maria Manuel Sousa, Victoria Alici, Yuliana Alici, André Rodrigues e João Pedro Silva foram os responsáveis pela realização deste filme, todo ele feito em recortes de papel desenhado e pintado. 
O realizador Vitor Lopes coordenou e supervisionou todos os trabalhos, com o apoio de Carlos Silva, J. Paulo e sobretudo Rui Teixeira.
 
Estreado no AVANCA 2011, este filme foi já premiado na República Checa e seleccionado para festivais internacionais de cinema no Chile, Reino Unido, Eslovénia, Hungria e Portugal.
 
O festival NUEVA MIRADA, que se realizou na capital da Argentina durante a primeira semana de Setembro, é o evento internacional dedicado ao cinema para a infância e juventude mais conhecido do continente sul-americano.

Com este prémio, é a segunda vez que na mesma semana, filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca são distinguidos em festivais de cinema. Na noite de sábado passado tinha sido a vez de Luís Diogo receber o Prémio Melhor Filme no “Festival Quinta Praia” em Famalicão com a ficção “Noite Gélida em Castelo Branco”.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Luis Diogo inicia a rodagem de “Pecado Fatal” e exibe filme em Luxor, no Egito


A curta-metragem "Noite Gélida em Castelo Branco", escrita e realizada por Luís Diogo e co-produzida pela Filmógrafo / Cine-Clube de Avanca, vai entrar na competição oficial do Luxor Egyptian and European Film Festival.
O festival decorrerá em Luxor, no Egipto, entre 17 e 22 de setembro, altura em que o autor estará a rodar a sua primeira longa-metragem, intitulada "Pecado Fatal".
Segundo refere Luís Diogo, o seu filme "Noite Gélida em Castelo Branco", "foi selecionado pelos organizadores egípcios depois de o terem visto no ÉCU - The European Independent Film Festival, que decorreu em Paris, em abril passado".
Em setembro, "Noite Gélida em Castelo Branco" estará ainda em competição no Festival Quinta Praia e será exibido no Brasil, a convite do festival CURTA+SE - Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe, que decorre igualmente entre 17 e 22 de setembro.
O filme conta a história de como Sofia suspeita ter encontrado o pai que nunca conheceu ao meter conversa com um sem-abrigo, durante uma visita à cidade de Castelo Branco.
Para além desta curta-metragem, Luís Diogo também realizou "Desta Água?" e "Noite Fria em Castelo Branco".
Escreveu ainda, entre outros, os argumentos originais das longas-metragens "A Bomba" de Leonel Vieira, com Diogo Infante e Fernanda Serrano, e "Gelo", o próximo filme de Luís Galvão Teles, já em pré-produção.
Acumulando a escrita do argumento e a realização, Luís Diogo iniciou entretanto a rodagem da sua primeira longa-metragem.
"Pecado Fatal" é a história de Nuno, um jovem de 25 anos, que faz o favor ao amigo Miguel e deixa-o dormir em sua casa com Lila, uma rapariga que ele acabara de conhecer num bar. Esta também é a história de Lila, uma rapariga que não está ali por acaso.
Protagonizado por Sara Barros Leitão e Miguel Meira, o filme conta com actores como João Guimarães, Mónica Morato, Fernando Soares, Daniela Galbin, Rui Oliveira, Teresa Chaves, Miguel Linares, Sofia Príncipe, Paulo Ferreira, Marta Correia, Ângela Marques, José Eduardo, Ana Saltão, Nídia Rocha, Carolina Pavão, João Melo, Margarida Carvalho, Carlos Moreira, João Pedro Jorge e Paulo Renato.
Co-produzida pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, este filme tem o apoio de várias empresas e da câmara e junta de freguesia de Paços de Ferreira, devendo chegar às salas de cinema durante o ano de 2013.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

FILME ROMENO “SOMETHING GOOD OUT OF LIFE” VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA 2012


"NÓS NA RUA" DE LUÍS MARGALHAU VENCE COMPETIÇÃO AVANCA. PRÉMIO ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR ATRIBUÍDO A INVESTIGADORES GREGOS E BRASILEIRO. Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2012”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais. Comemorando a décima sexta edição, o AVANCA 2012 contou com mais participantes e atribuiu prémios a filmes de 4 continentes. “Something good out of life”, do realizado Romeno Dan Pita, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido ex-aequo o Prémio para o Melhor Ator, Corneliu Ulici. Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Macau stories, love in the city” de Jordan Cheng, Fernando Eloy, Ao leong Weng-Fong, Tou Kin Hong, Elisabela Larrea, Harriet Wong (Macau, China) e “The forest is red” de David Jakubovic (EUA). Os atores americanos Nicole Sudhaus e Devin Harjes (em ex-aequo com o actor romeno), do filme “The Forest is Red” foram os vencedores dos prémios atribuídos aos actores. “The Forest is Red” foi ainda distinguido com o Prémio Cinematografia, atribuído a John Schmidt. A curta-metragem belga “Kéroxène”, de Joachim Weissmann, ganhou o Prémio Curta-Metragem e o Prémio Montagem. O júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa à curta-metragem "X e Y" de João Costa (Portugal). O Prémio Animação distinguiu o filme alemão “Loom” de Jan Bitzer, Ilija Brunck, Csaba Letay, atribuindo ainda uma Menção Especial a “Bordeline” de Dustin Rees (Suiça).

Entre as categorias mais esperadas deste ano, a “Competição Avanca” reunia uma selecção de obras produzidas na região. O Prémio foi atribuído á longa-metragem documental “Nós na rua” de Luís Margalhau e a curta-metragem “Ruga” de Miguel Serra e Sofia Barata, ganharam uma Menção Especial. O Júri, presidido por Paulo Trancoso (produtor e presidente da Academia Portuguesa de Cinema), foi constituído pelos cineastas Goran Radovanovic (Sérvia), Niels Ostenfeld (Dinamarca), Stéphane Xhrouet (França) e pelas programadoras Flávia Vargas (Brasil) e Karin Bleiweiss (Áustria). Um outro júri constituído pela professora Isabelle Serra (Portugal/França), pelos cineastas Nuno Portugal, Joe Bender (EUA), Maxim Pozdorovkin (Rússia), pelo escritor António Souto, pelo programador João Paulo Macedo e pelo artista plástico Acácio Rodrigues, atribuiu os prémios da categorias Televisão e Vídeo. O Prémio Televisão foi atribuído e ao documentário “Objection VI” do suiço Rolando Colla, tendo recebido Menções especiais "Dark side of the lens" do irlandês Mickey Smith e “So closer” do iraniano Ostad Ali Makhmalbaf. O filme “Rivière au tonnerre”, do realizador canadiano Pierre Hébert, venceu o Prémio Vídeo. “US” do catalão Alex Lora foi nesta categoria distinguido com uma Menção Especial. O Prémio Estreia Mundial foi atribuído ao filme bulgaro “A movie about…” de Georgi Krastev, por um júri constituido pelo argumentista Henrique Vaz Duarte, pelo crítico de cinema Nuno Reis e pelos cineastas Rui Nunes, Luís Diogo, Manuel Matos Barbosa e Bernardo Cabral. O trailer do filme francês "It is miracul'house” de Stéphane Freiss venceu o Prémio Trailer in Motion, atribuído pelo jornalista e crítico de cinema Germano Campos, pela produtora Maria Judite Costa e pelo cineasta Acácio Carreira. Os filmes de animação feitos por jovens, que este ano tiveram a sua primeira participação no Festival AVANCA, viram o filme “Os monstros da Rita”, de alunos da Escola EB do 2º e 3º ciclo de Aguiar da Beira, receber o Prémio “Eu no Meio dos Outros”. O Júri, constituído pela professora Cláudia Vaz e pelos cineastas Joana Imaginário e Sérgio Nogueira, atribuiu ainda uma Menção Honrosa a “Felicidade”, de alunos da Escola Básica de Vilar do Andorinho. Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, distinguiu em ex-aequo os investigadores gregos Spiros Papadopoulos, Angeliki Malakasioti, Giorgos Loukakis e o brasileiro Gustavo Ferreira. A organização científica internacional “IAMS – International Association for Media in Science” atribuiu ainda um prémio ao investigador turco Ersan Ocak, numa declaração apresentada pelo professor Jan Goldschmeding (Holanda). Sete júris constituídos por 32 individualidades de 12 países atribuíram 15 prémios e 9 menções honrosas. O AVANCA 2012 foi ainda marcado pelos 6 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Sérvia, França, Brasil e Portugal. Entre estes, um trabalho conjunto entre professores e jovens resultou numa experiência inédita na forma de trabalhar o cinema de animação na sala de aulas. O AVANCA acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

terça-feira, 24 de julho de 2012

CINEMA PORTUGUÊS ABRE O FESTIVAL AVANCA 2012

Comemorando a 16 edição ininterrupta, a Cerimónia de Abertura da Competição Internacional do “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece já na próxima quarta-feira dia 25 de Julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca. Três filmes portugueses fazem a sua estreia mundial nesta cerimónia, marcando o inicia da competição internacional que este ano recebeu filmes de 69 países. “15 Bilhões de fatias de Deus” de Cláudio Jordão, uma obra de ficção científica que explora o espaço dos diálogos de uma família, num inesperado aproveitamento da tecnologia de animação 3D, “Terram - terra e mar” produzido numa experiência pedagógica em Avanca à volta de uma escultura de Helena Homem de Melo e “X e Y” de João Costa que entre 2 actores constrói uma reflexão sobre o acto de filmar, são os três filmes portugueses que aqui fazem a sua estreia mundial. A abertura do festival é ainda marcada pela exibição do filme “Hisab” de Ezra Wube, um filme produzido entre a Etiópia e os Estados Unidos da América, num belíssimo aproveitamento das técnicas expressivas da pintura no cinema de animação, retratando inesperadamente uma grande cidade de África. Sendo um ano marcado pela relevância dada ao cinema português, procurando afirmar a importância que o AVANCA tem dado ao longo de 15 anos à formação e promoção dos novos cineastas nacionais. Cineastas como António Osório, Bernardo Cabral, Carlos Silva, Cláudio Sá, Cláudio Jordão, Francisco Lança, Humberto Resendes, Igor Martins, Jorge Cramez, José Mendes, José Miguel Moreira, Leandro Silva, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Marco Miranda, Miguel Serra, Nuno Leocádio, Paulo Couto, Paulo Medeiros, Pedro Palma, Rosário Costa, Sara Petiz, Sofia Barata e Vítor Lopes, terão aqui os seus filmes em exibição nas várias competições do festival. 15 filmes produzidos ou co-produzidos na região foram seleccionados para a Competição Avanca, numa forte demonstração que a actividade cinematográfica está a ter na região. Nos últimos 4 anos, os filmes produzidos em Avanca têm recebido cerca de 15% da totalidade dos prémios atribuídos ao cinema português pelos festivais de cinema no estrangeiro. A presença da “Academia Portuguesa de Cinema”, orientando um dos 6 workshops do evento, é um reforço desta marca do cinema nacional. O produtor Paulo Trancoso, que é presidente da Academia, irá presidir ao Júri Internacional. Como tradicionalmente, os autores dos filmes premiados na edição de 2011 irão receber os seus prémios na cerimónia de abertura. Ao longo do festival, que decorre até domingo dia 29 de Julho, serão exibidos filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários, numa programação marcada por 20 estreias mundiais e a quase totalidade dos filmes exibidos em estreia nacional. Uma conferência internacional irá marcar o festival, reunindo académicos e investigadores de cerca de vinte países que apresentarão 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema. “AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação” é uma conferência que tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação. Dividido entre dois espaços, no Auditório Paroquial de Avanca será exibida a competição internacional de cinema e vídeo com sessões às 18h, 22h e 23.45h. No Multimeios da Escola Egas Moniz terá sessões constantes ao longo do dia, exibindo os documentários seleccionados para a competição de televisão, os filmes da competição vídeo, para além dos filmes em panorama e nas secções paralelas. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento tem o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do desporto e da Juventude, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

INVESTIGADORES DOS 5 CONTINENTES DEBATEM CINEMA NO FESTIVAL AVANCA 2012

“AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação” é o evento que pela terceira vez reúne em Portugal cerca de duas centenas de investigadores e docentes universitários de instituições de vinte e dois países para apresentarem 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema. A conferência tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação. Integrada no “AVANCA’12 - 16º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a conferência irá acontecer entre os dias 25 e 29 do corrente mês, na Escola Egas Moniz em Avanca. Entretanto, a Comissão Científica constituída por 30 doutorados de universidades de 15 países analisaram a relevância da investigação proposta e escolheram as comunicações que estarão presentes na conferência AVANCA|CINEMA. O cinema, que vive um momento particularmente importante de grandes transformações ao nível da tecnologia, da narrativa e da forma como se relaciona com os públicos, terá assim em Avanca, distrito de Aveiro, um espaço multicultural e transversal de pensamento e debate, inédito no nosso país. O maior contingente de investigadores vêm de universidades e centros de investigação do Brasil, Espanha e Reino Unido, para além de Portugal. Estão também inscritos investigadores de países como Austrália, Bahrain, Malasia, México, Índia, Irão, Uruguai e Turquia. A melhor comunicação será distinguida com o “Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador”, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, cuja obra é fundamental e universal. O AVANCA|CINEMA é uma organização do Festival de Cinema AVANCA 2012 em parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Unidades de Investigação ID+ e as sociedades científicas IAMS e debatEVOLUTION. Conta ainda com os apoios locais da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Escola Egas Moniz de Avanca.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CINEMA PORTUGUÊS UNE O FESTIVAL “AVANCA 2012” E A “ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA”


UM REPTO AOS CINEASTAS PORTUGUESES
Uma “Fábrica de Filmes” no Festival AVANCA 2012 vai contribuir para a promoção do Cinema Português.
O produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a actriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o director de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira, vão orientar um workshop no Festival AVANCA 2012, onde se irá produzir filmes promovendo o nosso cinema.
Um workshop aberto especialmente à participação de cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais.
Num ano que se antevê complicado para os profissionais do cinema, 2012 é também o primeiro em que a nova Academia Portuguesa de Cinema prepara a primeira cerimónia de entrega de prémios ao melhor do cinema português.
Na noite de entrega dos aguardados “Prémios SOPHIA”, organizados pela ACADEMIA à semelhança dos OSCAR da Academia americana, produtores, cineastas, autores, técnicos e actores, irão ser distinguidos numa Gala marcada igualmente por pequenos filmes que promovem os filmes nomeados, que introduzem os prémios e que reflectem a indústria do cinema em Portugal.
Paulo Trancoso, que ainda recentemente co-produziu o novo filme de Bille August com Jeremy Irons, irá ser também o Presidente do Júri Internacional Cinema do festival.
O AVANCA 2012, que tradicionalmente organiza workshops a par da competição de filmes e da conferência científica, conta de novo este ano com vários espaços de produção de filmes.
Orientado pelos cineastas franceses premiados Olivier Babinet e Fred Kihn, um workshop desafia realizadores a fazerem um “road movie” em três dias, a partir de um carro que não anda.
Também o sérvio Radoslav Vladic irá orientar um workshop e dirigir um filme, explorando a iluminação criativa de interiores.
A antropologia e o cinema é mote para novos filmes em workshop orientado pelo antropologo e cineasta Professor José da Silva Ribeiro e pela produtora Beli Martínez (Espanha).
O cinema de animação na escola é motivo para uma acção de formação creditada, para professores de EVT, onde se explora a imagem por imagem com a participação de crianças e jovens, numa organização conjunta com a APEVT.
Os futuros cineastas têm este ano um espaço especialmente desenhado para eles, onde podem experimentar filmar e animar.
O festival de cinema AVANCA 2012 inicia-se já no próximo dia 25 de Julho, comemorando 15 anos de um evento que sempre teve uma preocupação especial pelo novo cinema português.
Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Academia Portuguesa de Cinema, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

“DOC TIME” E FNAC ANTECIPAM O FESTIVAL “AVANCA 2012”




Aveiro e Gaia antecipam o início das competições internacionais da décima sexta edição do AVANCA 2012 - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que irão decorrer no Concelho de Estarreja, região de Aveiro.
No espaço Performas, no centro de Aveiro, a terceira edição do "DOC TIME" irá exibir uma selecção de documentários do AVANCA'11, ao longo de 4 dias de Julho (sextas e sábados 6, 7, 13 e 14).
Também a FNAC em Gaia irá exibir filmes do AVANCA'11 nos dias 23 e 24 de Julho às 17 e 18 horas.
Após a edição deste ano do festival a FNAC de Gaia exibirá no dia seguinte, os filmes premiados, em sessões programadas para os dias 30 e 31 de Julho, também pelas 17 e 18horas.
Os filmes premiados da edição deste ano serão exibidos em várias extensões do festival.
O festival AVANCA 2012 que decorre em Avanca nos espaços da Escola Egas Moniz e no Auditório Paroquial de Avanca, inicia a exibição das competições internacionais na próxima quarta-feira dia 25, reunindo longas e curtas-metragens, filmes de ficção, animação, documentários e experimentais, seleccionados de um total de 2402 filmes chegados de 69 países.
Este evento, que este ano acontece pela décima sexta vez, tem sido marcado pela realização de um conjunto de workshops de duração alargada, conferências, exposições e mesas-redondas que completam o evento e que em cada ano tem trazido a Avanca várias centenas de cineastas dos 5 continentes.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

AMAZÓNIA PREMEIA 3 FILMES PORTUGUESES

 


FILME “CONTO DO VENTO" CHEGA AO 20º PRÉMIO

O “III Curtamazônia - Festival de Cinema” que decorreu na cidade Porto Velho no Brasil acaba de premiar 3 filmes portugueses produzidos e/ou distribuídos pelo Cine-Clube de Avanca.
Conto do Vento”, uma co-produção Filmógrafo, Kotostudios, Cine-Clube de Avanca, recebeu os prémios “Melhor Filme de Animação”, “Melhor Realização” (Cláudio Jordão e Nelson Martins) e “Melhor Trilha Sonora” (João Paulo Nunes).

O filme acaba de chegar ao seu 20º prémio, o que faz deste, um dos filmes portugueses mais premiados de sempre. Anteriormente, esta curta-metragem de animação 3D, foi premiada em festivais na Albânia, Brasil, Eslovénia, Grécia, Índia, Itália e naturalmente em Portugal.
1111” uma curta-metragem de ficção, realizada por M.F.Costa e Silva, com argumento de Luís Diogo e música de Fernando Augusto Rocha, foi distinguido com o “Prémio Melhor Filme Estrangeiro de Curta-metragem”.
Por último, Diogo Carvalho, um cineasta de Pardilhó, veu a sua longa-metragem de ficção “O D-fensor de Pardilhó 2 – o D-fensor Recarregado” receber o “Prémio Melhor Filme Estrangeiro de Longa-metragem”.
Todos os filmes tiveram a sua estreia mundial no Festival de Cinema AVANCA, cuja edição deste ano irá acontecer já no próximo dia 25 e até 29 do corrente mês. Os cineastas premiados Diogo Carvalho e Nelson Martins estarão no AVANCA coordenando dois dos workshops que tradicionalmente acontecem e marcam o festival.
Conto do Vento” foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP, “1111” teve produção num contexto de formação profissional no Cine-Clube de Avanca e “O D-fensor de Pardilhó 2 – o D-fensor Recarregado” é uma produção de autor.

O Festival “Curtamazônia” aconteceu em 6 espaços espalhados pela capital do estado de Rondônia no Norte do Brasil e entregou os prémios na noite do passado sábado dia 30, em cerimónia que decorreu na emblemática Praça Madeira Mamoré. A cidade Porto Velho, que anteriormente pertenceu ao Estado da Amazónia, é hoje a cidade brasileira que economicamente mais cresce.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FILME “CONTO DO VENTO" RECEBE NA ÁUSTRIA O SEU 17º PRÉMIO


UM DOS AUTORES DO FILME IRÁ COORDENAR UM DOS WORKSHOPS DO FESTIVAL AVANCA 2012

O filme “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão e Nelson Martins, produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios, acaba de ser distinguido com o prémio do filme mais inovador no “40th Festival of Nations” de Ebensee, Áustria.

O festival recebeu 1136 filmes de todo o mundo e o júri internacional (constituído por cineastas, académicos e críticos de cinema da Áustria, Alemanha, Bélgica, Holanda e Polónia), outorgou 5 grandes prémios, entre os quais o atribuído ao filme português.

"Conto do Vento" é uma curta-metragem de animação produzida em 3D, que retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa.
Tendo sido estreada no Festival de Cinema AVANCA'10 foi entretanto exibida em imensos países, nomeadamente na competição oficial dos Festivais de Annecy e Sitges (os mais importantes festivais mundiais para a animação e para o cinema fantástico, respectivamente).
Esta obra foi premiada em festivais na Albânia, Brasil, Eslovénia, Grécia, Índia, Itália e naturalmente em Portugal.

Nelson Martins, um dos autores do filme, estará em Julho próximo no festival de cinema AVANCA 2012, onde irá coordenar um dos workshops deste evento.

"Conto do Vento" irá estar proximamente na competição oficial de festivais no Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro, Porto Velho, Betim, Nova Lima e Belo Horizonte.
Este filme teve apoio do ICA / Ministério da Cultura e da RTP.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

“TRAILER IN MOTION” UMA COMPETIÇÃO DE FILMES SOBRE FILMES NO FESTIVAL “AVANCA 2012”


O Festival de Cinema AVANCA 2012 abre até ao dia 8 de Julho uma competição aberta exclusivamente a “trailers” de filmes.

Os trailers, com que se anunciam os filmes no cinema, na televisão e na internet, são cada vez mais um produto cinematográfico autónomo que envolve processos de comunicação entre as linguagens cinematográfica e publicitária. Sobretudo com a internet, praticamente todos os filmes têm hoje um ou vários “traileres” e “teasers”, que procuram anunciar e promover o filme entretanto terminado ou até só o seu projecto de produção.

Esta competição, está prevista para exibição no grande ecrã ao ar livre, nas noites de 28 e 29 de Julho próximo no centro de Avanca.

No ano passado, o “Trailer in Motion” reuniu um conjunto de 46 “trailers” seleccionados a concurso, procedentes de produtores cinematográficos de 17 países e cujo prémio foi atribuído ao cubano "Drenaje Profundo", tendo o português "Quando os Monstros se vão embora" recebido uma menção honrosa.

Sob o lema “A velocidade do cinema no curto tempo de um trailer”, esta forma de produção audiovisual irá estar também presente nos workshops que decorrerão durante o festival, de forma particularmente relevante.

O regulamento e ficha de inscrição para a participação neste concurso estão disponíveis em www.trailerinmotion.blogspot.com ou no site do festival em www.avanca.com

Entretanto fecharam as inscrições para as várias competições de filmes, nomeadamente para o Prémio Estreia Mundial, registando-se um número recorde de 2402 filmes, candidaturas provenientes de produtores de 69 países.
Estes números são muito significativos dada a exigência do carácter inédito das obras, bem como a obrigatoriedade de os filmes não estarem disponíveis no espaço da web.

O Festival AVANCA 2012 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Centro, Academia Portuguesa de Cinema, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CHEGARAM AO FESTIVAL DE CINEMA DE AVANCA MAIS DE 2300 FILMES DE 69 PAÍSES


NUMÉRICA cria prémio para melhor filme português em Estreia Mundial.


Mais de 2300 filmes já chegaram ao AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia.
Filmes de longa e curta metragem, abarcando a ficção, a animação e o documentário, produzidos em 69 países dos 5 continentes, são já as primeiras obras candidatas à competição deste ano.

Com o prazo de inscrição a decorrer até 11 de Junho para filmes inéditos, candidatos ao Prémio Estreia Mundial, continuam a chegar obras vindas de todo o mundo.
Entretanto, terminou já o prazo para filmes que tendo estreado noutros países, pretendem ter no AVANCA a sua estreia em Portugal. Sendo habitualmente a parte mais significativa das candidaturas de filmes às competições deste festival, o seu número passa a ser um novo record no historial deste evento.
Estes números são particularmente significativos uma vez que o AVANCA 2012, para além da exigência do carácter inédito das obras, exige igualmente que os filmes não estejam disponíveis no espaço da web.

Espanha continua a ser o país com mais filmes inscritos. Coreia do Sul, Irão e inesperadamente o Iraque, são os países da Ásia mais representados. Israel é o país do Médio Oriente que mais produção apresenta e a América é sobretudo representada por filmes do Brasil, EUA e Canadá. A Austrália é o país da Oceania que mais filmes inscreve e a África continua a ser o continente com menor representação filmica.

Entretanto, novo prémio NUMÈRICA, no valor de 1000 euros em serviços aúdio para um novo filme, pretende estimular preocupações pela qualidade do som dos filmes portugueses e apoiar a sua concretização.
Sendo a editora com a maior colecção de obras musicais portuguesas editadas nos domínios da música clássica, de jazz e contemporânea, os seus estúdios de gravação e tratamento de som têm estado permanentemente actualizados desde os anos 90, sendo uma referência de qualidade e inovação no audio digital e acústico.

Para além dos filmes, o Festival AVANCA é um ponto de encontro com personalidades do mundo do cinema e um espaço de formação internacional na área dos audiovisuais, sem paralelo no contexto europeu.

O Festival AVANCA 2012 cumpre este ano a sua 16º edição ininterrupta, sempre no final do mês de Julho e sempre, integrando workshops, conferências, exposições e várias competições de filmes.

Entretanto, várias extensões têm decorrido em diversos ponto do país, nomeadamente nos Açores e em Aveiro, Gaia e no próximo sábado dia 26 no “Auditório Tubo de Ensaio” na Figueira da Foz, exibindo filmes da edição de 2011 e antecipando o que irá ser o festival deste ano.

O Festival AVANCA 2012 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MADRID EXIBE CINEMA DE ANIMAÇÃO PRODUZIDO EM AVANCA


O “Instituto Cervantes”, no coração de Madrid, está a exibir filmes de animação produzidos pelo Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo, integrados no “Espacio de las Lenguas Ibéricas”.
Será quarta-feira dia 16, pelas 19 h, no “Salón de Actos” que os filmes “A ria, a água, o homem...” de Matos Barbosa, “Um gato sem nome” de Carlos Cruz e “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, serão exibidos entre uma selecção de filmes significativos do espaço ibérico.

A Direcção Académica do Instituto Cervantes, realiza anualmente um ciclo de conferências que abordam a diversidade linguística da Península Ibérica (nomeadamente os aspectos como a norma, uso, criação, tradução), que este ano gira à volta da produção cinematográfica e das distintas línguas deste espaço comum.
Dada a notória presença do cinema de animação dirigido ao público infantil e juvenil, o ciclo exibe filmes de Portugal e das regiões de Galicia, País Vasco, Catalunha e Comunidade de Madrid, procurando dar conta das distintas técnicas e estilos de autores representativos de cada uma das comunidades.

Os filmes seleccionados pela organização para representar Portugal, foram todos produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, que no seu conjunto são os produtores que desde 2008 são responsáveis por mais de 50% dos prémios que o cinema português de animação recebe em festivais de todo o mundo.
“A Ria, a Água, o Homem…” é uma obra poética documental em desenho animado que explora espaços e vivências da Ria de Aveiro. Pela voz do actor Joaquim de Almeida, textos de Raul Brandão acompanham os desenhos e a animação que Matos Barbosa criou.
Este filme foi recentemente premiado no Canada e Grécia, tendo anteriormente recebido distinções no Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e em Portugal.
“Um Gato sem Nome”, realizado por Carlos Cruz e baseada num conto da escritora Natércia Rocha já desaparecida, tem sido exibido em festivais de Portugal, Brasil, Espanha, EUA, França, Irão, Itália, Roménia e Ucrânia. Premiado no Cubanima 2010 (Cuba), este filme foi ainda um dos 5 finalistas do Prémio SHANGAI TV Festival (China), um dos eventos televisivos com maior audiência planetária.
“Conto do Vento”, realizado por Cláudio Jordão e Nelson Martins com os recursos da animação 3D, fabula a história de uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa. Tendo recebido 16 prémios em festivais de Albânia, Brasil, Eslovénia, Grécia e Portugal, foi seleccionado para os mais importantes festivais da animação e do cinema de terror, como são os de Annecy (França) e Sitges (Espanha).
Entretanto o Instituto Cervantes iniciou já em abril a exibição dos filmes portugueses que seleccionou, nomeadamente “Timor Loro Sae” de V. Lopes, “O Acidente” de A. Marques e C. Silva, “Câes Marinheiros” de J. Toste, “Café” de J. Fazenda e A. Gozblau e “Zé e o Pinguim” de F. Lança.
Todos os filmes têm ainda em comum o facto de terem estreado sempre no Festival de Cinema AVANCA, que em Julho próximo comemora quinze anos de actividade.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

JOVENS CINEASTAS DA ESCOLA EGAS MONIZ DE AVANCA GANHAM PRÉMIO NA REPÚBLICA CHECA



Um grupo de jovens estudantes e cineastas da Escola Egas Moniz de Avanca, numa acção conjunta do Agrupamento de Escolas e do Cine-Clube de Avanca, foram em 2010 autores da curta-metragem de animação “O Circo”, que acaba de ser distinguida.
Durante o primeiro de Maio, no “AniFest 2012” na República Checa, foram distinguidos com o “Prémio do Melhor Filme Feito por Crianças Menores de 12 anos”.

Este festival, que se realizou durante toda a semana na cidade de Teplice na República Checa, é um evento internacional e exclusivamente de cinema de animação que este ano se realizou pela 11ª vez.

O Circo” é um filme sem palavras que faz descobrir ao espectador um especial e fantástico dia no circo, onde a música tem um papel fundamental. A obra musical “L`Apprenti Sorcier” de Paul Dukas foi inspiradora do trabalho de animação desenvolvido pelos alunos da Escola de Avanca. Este é mesmo um projecto que se iniciou com o apoio da Casa da Música, por sugestão do Prof. Paulo Rodrigues, tendo Nuno Peixoto ajudado a descobrir esta peça musical.

Os alunos Orlando Sá Silva, Filipe Matos, Ricardo Matos, Maria Manuel Sousa, Victoria Alici, Yuliana Alici, André Rodrigues e João Pedro Silva foram os responsáveis pela realização deste filme, todo ele feito em recortes de papel desenhado e pintado.
O realizador Vitor Lopes supervisionou todos os trabalhos, com o apoio de Carlos Silva, João Paulo e sobretudo Rui Teixeira.

Estreado no AVANCA 2011, este filme foi já seleccionado para festivais internacionais de cinema no Chile, Reino Unido, Eslovénia e Hungria, tendo ainda sido exibido em Portugal no Cinanima, Caminhos e Fantasporto.

Com este prémio, é a segunda vez que na mesma semana, filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca são distinguidos em festivais de cinema no estrangeiro. Na noite de sábado passado tinha sido a vez de Cláudio Sá receber em Impéria (Itália), o "First prize World Global Film/Festival of Festivals".

Com apoio do programa VER/ICA este filme integra a formação em cinema que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a realizar em diversos estabelecimentos de ensino, com natural preponderância para o Agrupamento de Escolas de Avanca.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

FILME "O RELÓGIO DE TOMÁS" VENCE PRÉMIO EM ITÁLIA

"O Relógio de Tomás", curta-metragem de animação realizada por Cláudio Sá e produzida pela Filmógrafo e Cineclube de Avanca acaba de ser premiada no 7º Video Festival de Imperia, que decorreu nesta cidade de Itália até este sábado 28 de Abril.
Na Gala de Encerramento do Festival, Cláudio Sá subiu ao palco para receber o prémio "First prize World Global Film/Festival of Festivals" (Primeiro prémio mundial - festival dos festivais).
Cláudio Sá, um jovem cineasta com 22 anos formou-se em Som e Imagem na ESAD depois de ter frequentado o Curso Tecnológico de Multimédia em Espinho. No Cine-Clube de Avanca e Filmografo, participou na animação de vários filmes e séries de animação, nomeadamente “Café” e “Brincarolas”. “Ganância” foi o seu primeiro filme como realizador, galardoado com o Prémio Jovem Cineasta no CINANIMA 2008.
Entretanto, "O Relógio de Tomás" acaba de chegar ao circuito comercial de cinema, integrando a selecção inédita de filmes de animação portuguesa para crianças “Um Gato Sem Nome e Outros Filmes”. Este filme tem estado a ser exibido em cinemas por todo o país e Cláudio Sá tem acompanhado algumas das exibições, apresentando a sua obra.
Sendo uma história sobre o tempo e sobre os momentos aos quais não damos o devido valor, neste filme a chegada de um relógio mágico vai permitir a Tomás ter o privilégio de “mandar no tempo”. Ou irá este ensiná-lo a viver?
Com a voz de Manuel Silva e Sílvia Sá, música dos NAD, Art of Ghetto, Claúdio Sá que assina também o argumento e a montagem final, contou ainda com o apoio de João Rodrigues na animação.
Tendo sido exibido em importantes festivais como o ANIMAMUNDI em São Paulo e Rio de Janeiro, Rimouski no Canadá, UFO0110 na Índia e Zlín na República Checa, este filme foi produzido pela Filmografo e Cineclube de Avanca, contando com os apoios da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura, Associação de Desenvolvimento de Nogueira da Regedoura e Gabicontas.
Cláudio Sá está já a trabalhar em dois novos filmes.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CANADA ATRIBUI PRÉMIO DE EXCELÊNCIA A FILME PRODUZIDO EM AVANCA


A distinção “2012 Award of Excellence” do “Canada International Film Festival” acaba de ser atribuida ao filme de animação produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmografia, “A Ria, a Água, o Homem...”.

Realizado por Manuel Matos Barbosa, esta obra cinematográfica junta assim um novo prémio num importante festival, à recente distinção na Grécia (1º Prémio no 7º ATHENS ANIMFEST 2012). Anteriormente, este filme foi igualmente distinguido em festivais no Brasil, Bósnia Herzegovina, Eslovénia e em Portugal.

Este prémio é particularmente relevante, uma vez o Canada International Film Festival está considerado como um dos 5 melhores festivais de cinema do mundo pelo “The Best Film Festivals directory”. Os restantes festivais são Sundance, Cannes, Tribeca, SXSW e Berlim.

“A Ria, a Água, o Homem…” teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA e foi alvo de uma exibição especial no encerramento do Festival CINANIMA em Espinho.

Inspirando-se e recriando as paisagens e as gentes de entre Ovar e Torreira, “A Ria, a Água, o Homem”, é uma obra poética documental em desenho animado que explora espaços e vivências da Ria de Aveiro.

Pela voz do actor Joaquim de Almeida, textos de Raul Brandão acompanham os desenhos e a animação que Matos Barbosa criou.

“A Ria, a Água, o Homem”, marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação.
Nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.

Com uma extensa filmografia, exibida em mais de duas dezenas de países, o cineasta foi homenageado em 2010 no Museu da Cidade, pela Câmara Municipal de Aveiro e em Oliveira de Azeméis pelo Museu Regional da cidade.

O filme foi produzido com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP – Rádio e Televisão Portuguesa, entre outras entidades.