terça-feira, 21 de outubro de 2008

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” EM HOLLYWOOD


“Até ao Tecto do Mundo”, o primeiro filme português de longa-metragem de animação, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, vai estar na competição oficial do “12th Hollywood Film Festival” que decorre entre 22 e 27 de Outubro naquela cidade norte-americana

“Até ao Tecto do Mundo” irá ser exibido no domingo dia 26 pelas 14 horas no complexo de cinemas Arc Light do Sunset Boulevard, no centro de Hollywood, um dia antes da Gala dos “12th Annual Hollywood Awards” onde serão atribuídos os prémios do festival e os da indústria norte americana de cinema.
Esta organização, que decorre todos os anos no Hilton de Beverly Hills, premiou no ano passado Richard Gere, John Travolta, Marc Forster, Ben Affleck, Ellen Page, Casey Affleck, entre outros.
“Até ao Tecto do Mundo”, que foi já distinguido em festivais de cinema do Canadá e EUA, tem vindo a ser exibido em vários festivais internacionais a decorrer em países de vários continentes.

“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de animação realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...
Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.
Entretanto e entre 28 de Outubro e 13 de Novembro, “Até ao Tecto do Mundo” irá também integrar a selecção oficial do “6º Festival Internacional de Cinema para a Infância de Istambul” na Turquia. Para este festival, a organização está já a proceder à dobragem para a língua turca, estando previstas 15 exibições do filme ao longo do festival. Como convidado “Até ao tecto do Mundo” será igualmente exibido na Cidade da Horta nos Açores, integrando a programação do Festival de Cinema do Faial.

CÃES MARINHEIROS em 12 festivais internacionais


CÃES MARINHEIROS, uma curta-metragem de animação realizada por Joana Toste e de autoria conjunta com André Ferrão, produzida pela Filmógrafo no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, foi seleccionada para a competição oficial de vários festivais de cinema que se irão realizar proximamente em vários países.

Os festivais onde irá estar em competição nos meses de Outubro e Novembro são Valdivia International Film Festival na Valdivia, Chile que esta a decorrer até dia 8 de Outubro; FENAVID Internacional Festival na Bolivia que decorre até ao dia 10; Festival International du Film d'Animation -CINEMATOU em Geneve, Suiça a decorrer até ao próximo dia 12; Animest International Film Festival em Bucareste, Roménia que está igualmente a decorrer até dia 12; El Ojo Cojo – Madrid, Espanha de 11 a 18; Biennial of Animation Bratislava na Eslováquia de 14 a 18; International Animated Film Festival in Vilnius Tindirindis na Lituânia;e ainda este mês estará presente na 51ª edição do International Leipzig Festival for Documentary and Animated Film em Leipzig na Alemanha que decorrerá desde o dia 27 do corrente mês a 2 de Novembro; no Big Cartoon Festival em Moscovo, Russia que decorre de 01a 16 de Novembro; 38º Roshd International Film Festival em Teerão, Irão de 3 a 10 de Novembro; 28º Amiens International Film Festival em Amiens, França, de 7 a 16 de Novembro e ainda estará presente no Cinemagic World Screen Festival for Young People em Belfast, Reino Unido de 13 a 30 de Novembro.
CÃES MARINHEIROS, tendo já sido distinguida nos festivais CINANIMA e AVANCA, tem tido uma presença constante em festivais de cinema de todo o mundo, nomeadamente na Alemanha (Stuttgart), Austrália (Melbourne), Austria (em Ebensee e Viena), Bélgica (Bruxelas), Bosnia Herzegovina, Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Canadá (Rimouski), Colombia, Coreia (em Jeonju e Seoul), Espanha, França, Georgia, Grécia, Holanda, Irão, Itália (em Palermo, Roma, Siena, Rimini e Verona), Nova Zelândia, Japão (Toquio), Polónia (Lodz), República Checa, Reino Unido, Sérvia, Suécia e Suiça.Baseado numa história do Helberto Helder, CÃES MARINHEIROS conta a história de um casal de cães que têm um marinheiro para lhes guardar o jardim. CÃES MARINHEIROS foi financiado pelo ICA/Ministério da Cultura, pela RTP e pela Câmara Municipal do Porto.