terça-feira, 30 de abril de 2013

PRÉMIOS EM ITÁLIA PARA FILME DE BERNARDO CABRAL E PARA FESTIVAL DE CINEMA AVANCA


"50 Pesos Argentinos", filme de curta-metragem realizado por Bernardo Cabral e produzida pela Cineact, Filmógrafo e Cineclube de Avanca, acaba de ser duplamente premiado no 8º Video Festival de Imperia - Festival Internazionale D'Arte Cinematogratica Digitale
Na Gala de Encerramento do Festival, que decorreu na noite do passado sábado na cidade costeira de Impéria, capital da Liguria italiana, Bernardo Cabral subiu ao palco para receber os prémios "Vincitore World Global Film” e “Vincitore Festival of Festivals".

"50 Pesos Argentinos" foi integralmente rodado na Ilha de S. Miguel nos Açores, numa produção que reinventa o início do século XX marcado pela extrema pobreza e com a emigração como quase única alternativa para a população das aldeias açorianas.
Baseado num conto do escritor micaelense Ruy Guilherme Morais que o realizador adaptou, esta obra, protagonizada pelos actores Eduardo Almeida e Fátima Sousa, teve produção de Judite Barros, Fátima Cabral, A. Valente, Bernardo Cabral, música de Emanuel Paquete e Fernando Augusto Rocha, imagem de Paulo Medeiros, som de Tó Garcia e montagem de Paulo Medeiros e Carlos Silva.

Tendo sido exibido no AVANCA 2012 (festival de cinema finalista e vencedor da competição “Festival of Festivals”), o filme “50 Pesos Argentinos” tem sido objecto de vários prémios e selecções oficiais.
Na Índia foi galardoado com o 2º Prémio da Competição Internacional do "Script 2013 - International Short Film Festival", na cidade de Kochi em Kerala. Anteriormente foi distinguido com os Prémios do Público e Melhor Filme Regional no Panazorean Festival de Cinema e no Festival de Cinema da Ribeira Grande.
Exibido na última edição do Fantasporto, foi objecto de recente selecção oficial em festivais de cinema em Espanha (Barcelona, Corunha), Índia (Nova Deli, Mumbai), para além de ter passado pelos ecrãs da capital da Argentina (Buenos Aires), cidade mítica para a narrativa do filme.

Bernardo Cabral, que na Itália recebeu pessoalmente o prémio, é também autor de outros filmes que abordam histórias açorianas. Tendo produzido e realizado a primeira longa-metragem de ficção dos Açores, os seus filmes têm alternado entre a ficção e o documentário.
Licenciado em História, estudou cinema no Canadá e tem dividido a sua actividade entre a produção de cinema e televisão, a docência de audiovisuais e a dinamização do cinema na ilha de São Miguel.

O filme teve o apoio da Direcções Regionais da Cultura e da Juventude, das Câmaras Municipais de Ribeira Grande, Ponta Delgada e Povoação, Escolas Profissionais da Ribeira Grande e das Capelas, Polícia de Segurança Pública e diversas empresas e entidades da região.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ANTÓNIO DE ABREU FREIRE APRESENTA "INTRODUÇÃO À LITERATURA DE CORDEL"


António de Abreu Freire, escritor natural do Bunheiro, Murtosa, professor universitário e investigador no Brasil, Canadá e Portugal, apresenta o seu último livro “Introdução à Literatura de Cordel” no próximo sábado dia 20 pelas 17h no Espaço FNAC Norteshopping em Matosinhos.
Ainda no Grande Porto, o escritor voltará a apresentar este livro no dia 27, também pelas 17h, desta feita no Espaço FNAC do Gaiashopping.
O autor será apresentado por António Costa Valente da Universidade de Aveiro.
“Introdução à Literatura de Cordel” surge da vivência cultural do autor que com este livro constrói uma ponte entre os dois lados do Atlântico onde, em número e em raiz, mais se fala português. “No Brasil, a Literatura de Cordel é hoje produzida e apreciada por todos: gentes da cidade e do sertão, eruditos e caboclos, coronéis e jagunços; é uma das marcas mais representativas de uma identidade, a que une povos e etnias de língua portuguesa num só complexo emotivo”, lê-se no livro.
Diz ainda o autor que “As gentes que falam português pelo mundo constroem as suas cidadanias diferenciadas partilhando uma identidade comum cuja matriz genética é Portugal mas com suporte fundamental no Brasil”. Reafirma que “A poesia popular de língua portuguesa tem hoje os seus arraiais no Brasil, o país que sustenta a universalidade da nossa língua. Mas é herança e espólio de todos os que falam português…”.
Publicando livros desde 1967, nas áreas das ciências humanas e da divulgação científica, de entre os livros de António Abreu Freire, um destaque particular para as obras “Sermões de Santo António” (Portugália, 2009), “Ação e Palavra” (Afrontamento, 2010) e “História de um Homem Corajoso” (Afrontamento, 2010), sobre a vida e a obra do Padre António Vieira, de que é um reputado especialista.
Na rota de Vieira, em 2007 o escritor empreendeu uma das suas expedições marítimas, o “Cruzeiro Histórico Identidade e Cidadania”. A bordo de um veleiro, numa viagem que durou um ano, foi escrevendo “Diário de Bordo”, onde relata detalhadamente o cotidiano desta viagem comemorativa e de investigação, marcando em cada lugar os passos do escritor de seiscentos.
O seu livro anterior foi “Crónicas em prosa de mar e verso de Cordel” (Debatevolution, 2000), estando no prelo a obra “O Roteiro de Martim Soares Moreno”, uma história dos heróis esquecidos da restauração do Brasil (1600 – 1654).
“Introdução à Literatura de Cordel” é uma edição Debatevolution e contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Estarreja.

domingo, 14 de abril de 2013

LETÓNIA ACOLHE FESTIVAL DE CINEMA “AVANCA 2013”


Filmes de animação presentes no Avanca 2012 são exibidos em Alūksne

O primeiro momento do festival internacional de cinema AVANCA 2013 irá acontecer já no próximo dia 23 de Abril na cidade de Alūksne, no nordeste da Letónia.

Um conjunto de oito curtas-metragens de animação, seleccionadas de entre os filmes que em Julho último foram exibidos em competição no festival AVANCA, serão projectados nesta cidade, situada nas margens do lago de mesmo nome, perto da fronteira com a Estónia e a Rússia.

"15 Bilhões de Fatias de (-t) + Deus" de Cláudio Jordão e "Lágrimas de um Palhaço" de Cláudio Sá, serão os filmes portugueses em exibição, no contexto deste evento.

O filme alemão "Loom" de Jan Bitzer, Ilija Brunck e Csaba Letay, vencedor do Prémio Animação no AVANCA 2012 e "Borderline" do suiço Dustin Rees, distinguido com uma Menção Especial Animação no mesmo evento, fazem parte desta selecção de obras em exibição.

A programação é complementada pelos filmes "Koffie" (Holanda) de Sjaak Rood, "Itsihitanantsu" (Rússia) de Natalia Ryss, "Moirai" (Alemanha) de Kerstin Unger, Jasper Diekamp e "Prohveti Sünd" (Estónia) de Rao Heidmets, realizador de quem o AVANCA tem regularmente exibido a sua obra, tendo em 2000 dirigido em Avanca um workshop sobre animação de bonecos tridimensionais.
Todos estes filmes tiveram estreia no nosso país no decorrer do “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”.

Esta “1ª Mostra de Animação do AVANCA 2012 em Alūksne”, é a primeira colaboração entre o festival e a instituição local ABJC (Alūksnes Bērnu un Jauniešu Centrs), programada por Clarissa Rodrigues e Eunice Castro.
Esta iniciativa de partilha audiovisual entre as duas vilas procura estabelecer uma primeira ponte entre dois países dos extremos da Europa.

Sendo a primeira vez que o Festival de Cinema AVANCA realiza uma extensão nos países Bálticos, esta não é no entanto a primeira vez que o festival se apresente noutros países. Anteriormente o AVANCA foi alvo de mostras em Cuba, França, Grécia, Itália e Japão, mantendo parcerias com diversas organizações internacionais.

Entretanto, ultimam-se os preparativos para o AVANCA 2013 que este ano irá acontecer a partir de 20 e terá a sua competição internacional entre 24 e 28 de Julho próximo. Sendo habitualmente uma organização do Cine-Clube de Avanca com a Câmara Municipal de Estarreja, conta com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, Região de Aveiro, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.