terça-feira, 19 de abril de 2016

FESTIVAL AVANCA 2016 LEVA AO CINE-TEATRO DE ESTARREJA “UMA FRINCHA SOB UM MUSEU”

Marcando a aproximação do festival de cinema AVANCA 2016, o Cine-Teatro de Estarreja inaugura no próximo domingo dia 24, pelas 21h15, a exposição fotográfica “Uma Frincha sob um Museu”.

Esta mostra reúne obras da artista Mariana Macedo que em 1999 percorreu Avanca retratando pessoas que, tendo participado e apoiado de alguma maneira a realização das primeiras edições do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, ficaram neste projeto ainda mais presentes.

São retratos onde os avancanenses se deixam fotografar com algumas das máquinas de cinema que pertencem ao espólio do Museu Técnico de Cinema de Avanca, um projeto que permitiu reunir um valioso acervo da tecnologia que desde 1908 tem permitido a produção de filmes nos mais diversos pontos do mundo. Máquinas de todos os formatos e origens que assim surgem na mão das pessoas de Avanca em contextos muito diversos e marcantes da diversidade local. São imagens que ocupam o espaço rural, dos serviços e da indústria, abarcando pessoas das mais diversas profissões.

Mariana Macedo formou-se em fotografia na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, envolveu-se em projetos de design e cultura, estando atualmente a desenvolver e expor trabalhos de arte fotográfica. Esta sua mostra teve a sua primeira exposição na Galeria do Auditório Paroquial de Avanca durante a 3ª edição do festival.
Nesse ano, o catálogo do evento confirmava: “Mariana Macedo, artista da imagem fotográfica, tirou-lhes um certo e decisivo instantâneo e dá-nos a possibilidade de espreitar uma relação nova de peças cada vez mais sem pátria, entre retratos de Avanca em 1999.”
Na mesma publicação e referindo-se aos equipamentos que as imagens divulgam, dizia-se: “Mostrando só máquinas de filmar, estamos a espreitar pela nesga de uma frincha  ainda a velar um mundo tecnológico profundo”.
Em pleno tempo da imagem digital, estas fotografias parecem revelar toda uma história onde a química e a física parece ter ditado os avanços do cinema no século passado.

Integrando as comemorações da edição número 20 do Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016, esta mostra estará visível e poderá ser visitada durante abril e maio nos horários de abertura do Cine-Teatro de Estarreja.
O AVANCA 2016 irá decorrer na última semana de julho, reunindo as suas competições entre os dias 27 e 31 do mesmo mês.
Sendo uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, tem tido o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

Sem comentários: