Os municípios da Murtosa, Estarreja e Oliveira de Azeméis recebem, de 10 a 19 de maio, a segunda edição do FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular, dedicado às tradições do descante, da desgarrada e do cantar ao desafio, que reunirá poetas repentistas de Portugal, Espanha e Brasil.
A apresentação do FESTCORDEL realizar-se-á já na próxima sexta-feira no Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, em Cesar, Oliveira de Azeméis.
O verso popular é uma arte do povo, cultura genuína da nossa gente e de todos quantos partilham a língua portuguesa pelos continentes do planeta.
"Pretendemos sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida de Descante, Desgarrada, Desafio, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes", dizem os organizadores.
É tempo de recuperarmos esta tradição, evocando as origens do verso popular e o grande impacto que teve no passado junto das nossas gentes, servindo-nos da ajuda daqueles que souberam preservá-la e engrandecê-la ao longo dos anos.
Hoje, o Verso Popular de Língua Portuguesa está em processo de ser reconhecido como património imaterial da humanidade.
O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é coordenado pelo Professor António Abreu Freire, com o apoio do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade.
Programação geral
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
10 maio – 21:30
Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, Cesar
XXIII Mercado à Moda Antiga
18 maio – 15:30
Largo da República, Oliveira de Azeméis
MURTOSA
18 maio – 21:30
Junta de Freguesia do Bunheiro, Bunheiro
ESTARREJA
19 maio – 16:00
Cine-Teatro de Estarreja, Estarreja
Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário