Entre as cinco obras a concurso, destacaram-se assim duas: o Prémio do Festival foi para o filme mexicano 'A Caixa', com realização do cineasta venezuelano Lorenzo Vigas e anteriormente distinguido no LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival, e o Prémio Especial coube à atriz Marie Leuenberger, protagonista do filme 'Pássaros Engaiolados' de Oliver Rihs, que já vencera no Festival de Cinema de Avanca.
'A Caixa' teve a sua estreia no festival de Veneza e foi premiado no LEFFEST 2021. Este filme sucede a outros dois filmes, sendo o último capítulo da trilogia dedicada à ausência da figura do pai, um traço indelével da identidade social latino-americana.
Marie Leuenberger protagoniza o filme suíço e alemão “Caged Birds”, onde Bárbara, uma jovem advogada radical se encontram e forma uma aliança improvável com Walter que, num tempo especialmente conturbado, entra e foge da prisão multiplas vezes.O júri internacional foi constituído pela atriz Marina Gera (Hungria) e pelos cineastas Manuel de Coco (Grécia), Masoud Soheili (Irão), Ganna Yarovenko (Ucrânia), Igor Martins (Portugal) e pelo crítico de cinema Rui Pedro Tendinha.
Com organização do Município de Oliveira de Azeméis, o AZEMÉIS Film Festival é “o festival dos festivais” ao reunir os filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses no último ano.
Os vencedores dos festivais de Avanca, Doclisboa, Fantasporto, Indielisboa e Leffest passaram pelo ecrã de “O Cinema” neste final de outubro, numa competição internacional de longas metragens de ficção e documentário.
O festival surge com o propósito de devolver o cinema ao concelho, numa altura em que o município está em fase de conclusão da recuperação da maior sala de espetáculos da cidade, o Cineteatro Caracas.
Sem comentários:
Enviar um comentário